Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Associação dos Surdos de Patos comemora 10 anos de fundação

Dia 08 de Setembro será comemorado os 10 anos da ASPatos, Associação de Surdos de Patos. Para celebrar a data, os participantes com necessidades educativas especiais estão com um cronograma dedicado ao dia.

No sábado, às 9h haverá um torneio de futebol no ginásio da Escola Estadual Rio Branco, localizada na Rua Floriano Peixoto; às 14h, palestra sobre drogas com Assistente Social no Centro de Atendimento Irmã Benigna, com o auxílio do intérprete dos surdos, Pastor Schoeps, da ACEV Social; às 19h30, Culto em Ação de Graças na Ação Evangélica, localizada na Rua do Prado, e para encerrar as comemorações, será realizada uma recepção no Jatobá Social Clube, próximo ao C.S.U., no Bairro Jatobá.

De acordo com o vice-presidente da Aspatos, Luiz Carlos, 30 anos, para o evento, virão surdos de várias comunidades surdas do estado, inclusive de João Pessoa. Através do intérprete, Patos Schoeps, Luiz Carlos destacou que para fundar a Associação visitou várias outras cidades, como Campina Grande, João Pessoa e Recife para conhecer e verificar como elas funcionavam.

“Fui buscar como era essa coisa de fazer com que o surdo pudesse interagir melhor, pois antigamente era apenas a questão de trabalhar e conversar no meio da rua. Então percebo que antes da Associação os surdos eram até mais fracos enquanto comunidade, mas agora vejo o quanto fomos crescendo na organização, como por exemplo, poder participar de atividades esportivas e culturais”, disse.

Para Luiz Carlos, os surdos não podem viver separados das comunidades. “Nós não podemos viver separados de qualquer outro tipo de deficiente, nem de cadeirante, nem de ouvintes. Então, nós precisamos aprender a lutar pelos nossos trabalhos na questão de empresas com os nossos trabalhos”, explicou.

O intérprete do grupo, Pastor Schoeps, afirmou que a maior dificuldade que os surdos encontram é no meio familiar, tendo em vista que a maioria é filho de casais ouvintes que não procuram ter comunicação mais eficiente com o filho.

A AsPatos não possui sede própria, mas o local para a reunião é cedido pela ACEV Social, pertencente a Igreja Ação Evangélica, que presta uma atenção especial a essas pessoas.

 Acilene Candeia/boasnovaspb.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog