Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 27 de março de 2012

Gestores de saúde participam de oficina visando fortalecimento da atenção básica


Aconteceu durante manhã e tarde desta terça-feira 27 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos-PB, uma oficina com participação de gestores e apoiadores municipais da macro que compreende as regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, além de técnicos da SES – Secretaria de Estado da Saúde e da apoiadora do Ministério da Saúde, Priscila Nunes.

O objetivo principal desse encontro foi construir propostas, na tentativa de atender os requisitos do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, elevando assim a qualidade dos serviços de atenção básica. 

Ao assinar o PMAQ, o município se compromete trabalhar sete áreas estratégicas, sendo saúde da mulher, saúde da criança, controle da diabetes e hipertensão, saúde bucal, produção geral, tuberculose e hanseníase e saúde mental. Em contrapartida o Ministério da Saúde garante recursos para implementações, capacitações das equipes.

 No período da manhã foi ampla exposição sobre o PMAQ, os compromissos, avaliação, monitoramento do programa, educação permanente, apoio constitucional e a partir desses e outros aspectos, os municípios levantaram propostas para melhorar sua atenção básica. 

O gerente da 6ª GRS, Davi Nunes, considerou a oficina extremamente positiva e disse que se espera colher frutos a partir desse evento e informou que a Gerência já trabalha para organizar  uma oficina mais ampla, com intuito de oferecer uma assistência de atenção básica de melhor qualidade. 

“É um programa que veio trazer uma motivação a mais. Há apoio do Ministério da saúde, da Secretaria estadual, da UFPB, instituição que vai participar do processo de auto-avaliação. Um programa que traz realmente em seu bojo algumas mudanças que são fundamentais para a qualidade da assistência em saúde para nossa região”, comentou Davi Nunes.

Desse encontro surgiram algumas demandas, como a necessidade de qualificação das equipes, auto-avaliação pra ver como andam os serviços, fazer um monitoramento e ampliar as ações da saúde, dentre várias outras.

As discussões desta terça serviram também para orientar aos municípios sobre o papel deles, o comprometimento que deve existir depois que assinaram o PMAQ. “Muitos municípios aderiram ao PMAQ sem ter muita clareza desse processo, do quanto precisavam se organizar, mas o apoio da gerência está muito estruturado e estamos caminhando de maneira bastante positiva”, enfatizou a apoiadora da SES, Shênia Felício.

Ao final houve uma avaliação pelos grupos de discussão, com apresentação de propostas pelas gerências regionais da Macro Patos, onde cada esfera, municipal, estadual e federal irá colocar em sua agenda de trabalho. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog