Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Hospital de Patos realiza mais de 6 mil atendimento/mês


 
 

Marcos Eugênio
 
A diretora do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Sílvia Ximenes, reuniu no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, nesta cidade, a imprensa local para expor balanço de sua gestão, (seis meses) à frente desse Hospital, referência para mais de 40 municípios da PB, PE, RN e CE.

Ela abriu a reunião apresentando um histórico da saúde no Brasil, desde o Séc. XVIII à implantação do SUS, em 1988. Falou dos avanços já obtidos pelo Sistema Único de Saúde e sobre o governo Ricardo Coutinho, que vem dando prioridade na sua gestão à saúde.

Relembrou o quadro crítico do Regional de Patos quando assumiu, há seis meses. Naquele momento a direção geral, direção clínica haviam entregues seus cargos, vários médicos também deixavam de assumir plantões, causando um verdadeiro caos no atendimento. “Mesmo com toda a crise que estava instalada ninguém deixara de ser atendido, mesmo que em determinadas situações ocorre demora nos procedimentos hospitalares”, lembrou.

Com os recursos de R$ 700 mil/mês transferidos pelo Estado diz que algumas obras estruturantes foram importantes para dar maior segurança ao Regional, com o esgotamento sanitário, que inclusive está preparado para ser interligado ao do Centro de Oncologia, que deverá ser construído em 2013. 

Outra ação citada por Sílvia foi em relação à energia elétrica, tendo sido necessário, com muitas dificuldades, a implementação de uma subestação, antes porém geradores foram locados, para suprir uma carência que se arrastava por mais de doze anos. A subestação já começa a oferecer maiores benefícios aos pacientes, como a climatização das enfermarias de cardiologia e de AVC.

 Com os investimentos dos recursos estaduais hoje o Janduhy Carneiro é auto-suficiente na produção de oxigênio e ar-comprimido, antes comprados à iniciativa privada, inclusive dando suporte às ambulâncias. Sílvia disse que reformas acontecem na estrutura física, adequando também espaços para repouso de enfermeiros e técnicos. O Hospital Regional, segundo planilhas apresentadas à imprensa, realiza em médica 115 cirurgias gerais/mês; 90 ortopédica e cinco de mama. Esse serviço à mulher recebeu grande suporte, a partir do exame preventivo da mamografia, realizado na Maternidade Peregrino Filho, que tem uma oferta mensal de 500 exames.

Ao final Sílvia foi questionada sobre vários assuntos pela imprensa de Patos. Ela disse que a apresentação do relatório semestral é algo obrigatório do gestor público. Sobre a falta de neurocirurgião no Janduhy Carneiro, a diretora explicou que é verdadeiro calo na saúde de Patos e muitos municípios brasileiros por existirem poucos profissionais com essa especialidade, apesar de haver plantões de neuro no Hospital Regional, mas que não consegue suprir ainda a demanda.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog