Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 23 de dezembro de 2012

Educação no Brasil

Esta semana o MEC anunciou a lista de 200 cursos, em fevereiro já tinha informado outro 7, descredenciados por não conseguirem o índice mínimo na avaliação do Ministério, para continuar funcionando. Com isso mais de 38 mil vagas estão sendo fechadas em nível superior. 

No total foram avaliados ano passado 8.665 cursos, dos quais 6.083 no sistema federal. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia, dentre vários quesitos, o desempenho dos estudantes. Nesse quesito o Governo Federal deveria prestar mais atenção. Todos sabem da deficiência que tem sido o ensino público brasileiro, especialmente o Fundamental I e II, a base para que o aluno possa fazer um ensino médio com maior desenvoltura e assim conseguir a tão almejada vaga na universidade.

O governo cria cotas nas universidades públicas, uma demonstração clara de sua incompetência na gestão educacional, para tentar minimizar os estragos na formação do cidadão, que paga altíssimos impostos, mas que não recebe o direito de volta de estudar em uma boa escola.

É preciso modernizar o sistema de ensino brasileiro, seja desde o pequeno município esquecido por essas plagas territoriais, seja às grandes metrópoles, se quisermos ter profissionais qualificados que atendam a oferta de mercado. Uma prova desse pensamento são as inúmeras empresas que querem se instalar no Brasil, mas que não conseguem pessoas qualificadas. As escolas técnicas são um avanço, a descentralização de universidades federais outro, mas que muitas não estão correspondendo em infraestrutura, que só acontecem em passo de tartaruga, necessitando protestos em praça pública, como estamos cansados de ver aqui em Patos alunos de Odontologia da UFCG tendo que ir às ruas demonstrarem sua revolta. 

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog