Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Vavá garante que Patos não sofrerá colapso no abastecimento

Marcos Eugênio
Arquivo:Marcos Eugênio
As poucas e escassas chuvas registradas este ano no município de Patos geraram preocupação, principalmente após uma série de interrupções no sistema de abastecimentos de alguns bairros da cidade, onde a falta de água serviu para o surgimento de comentários de um possível racionamento. O diretor da Cagepa Regional patos, Vavá Marques, enfatizou a necessidade de um amplo estudo que servirá para o setor logístico resolver os problemas que afligem, principalmente a quem mora nas partes mais altas da cidade.

Diante das circunstâncias atuais ele enfatizou que existem reservas para mais seis meses, no mínimo, citando Jatobá e Farinha, este com maior volume. Lembrou que os reservatórios podem voltar a seus níveis normais, já que as chuvas estão começando tardiamente. Vavá tranquilizou a população, mas o órgão precisa investir rapidamente para solucionar os problemas emergenciais que vêm tirando o sono de muita gente.

Patos é abastecido por três mananciais, Jatobá, Farinha e Capoeira, além de Coremas, o maior manancial do Estado, com capacidade de armazenas 1,2 bi de metros cúbicos.

Desperdício
A população, que reclama, com muita razão dos serviços da fornecedora de água, também precisa fiscalizar e denunciar o desperdício do tão precioso e caro produto tratado. Apesar de tantas campanhas já veiculadas, agora ausentes, pedindo economia de água, ainda é comum encontrar pessoas lavando calçadas, veículos com as mangueiras jorrando água à vontade. Conscientização é uma necessidade para todos para que possamos preservar nossas reservas hídricas. 

Dados
Recentes estudos da ONU, através do Unicef e da OMS, revelam que 11% da população mundial, equivalente a 783 milhões de pessoas não possuem água potável. A falta de saneamento básico, como redes de esgotos, que atinge 1,1 bi de pessoas, segundo o estudo, é responsável por 4 mil mortes de crianças por dia, tendo como causa doenças diarréicas associadas à falta de água.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog