Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Irmãs Patoenses são primeiras colocadas em Matemática e Português em concurso do Estado


Marcos Eugênio
 
Filhas de peixe, peixinhos são. O adágio popular cai muito bem para as irmãs Syana e Keilla Monteiro de Alencar Ramos, naturais de Patos, que têm como exemplo de vida seus pais, casal de professores, Sydney Ramos Monteiro, médico veterinário e professor de Química (falecido há 18 anos) e Ana Zélia Guedes de Alencar Ramos (professora de língua portuguesa), esta residindo em Recife. 

As irmãs ainda celebram em família a conquista dupla, o primeiro lugar no concurso para professor do Estado, resultados divulgados semana passada das provas objetivas. Syana foi a primeira colocada dentre as 303 aprovadas para professor de Licenciatura Plena em Matemática e Keila também foi a primeira em Licenciatura Plena em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, das 282 vagas oferecidas.
Syana, em seu currículo, fez Bacharelado em Teologia no SEP (Seminário Evangélico de Patos) e Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Matemática na UEPB de Patos-PB, onde após conclusão do curso foi aprovada em 1º  lugar no concurso para professora substituta e lá leciona matemática há quase 2 anos. 

Foi professora da UVA (Universidade Vale do Acaraú) em Patos-PB e na cidade de Itaporanga. Além disso, é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Patos, ingressando através de concurso público onde obteve o 2º lugar na prova objetiva. Há 4 anos participa do Projeto Cursinho Comunitário do CCEA (Centro de Ciências Exatas e Aplicadas) nesta cidade, o  qual funciona na UEPB, oferecendo aos jovens carentes a oportunidade de ingressar na universidade. Os resultados são bastante positivos, com a  aprovação de dezenas de alunos a cada ano.

Syana falou ao pbnoticias sobre seu gosto pela Matemática, disciplina terror de muita gente. Relembra fatos de sua infância: “Já criança sentia admiração pela Matemática. Tive o privilégio de estudar toda a adolescência e juventude com o estimado professor (patoense) de Matemática Onaldo Falcão (Seu Onaldo), falecido, mas que deixou aos patoenses um legado de conhecimentos, exemplo de dedicação ao ensino”.

Keilla, irmã mais velha, já aos 22 anos conseguiu concluir dois cursos superiores num mesmo dia, Medicina Veterinária-UFCG (seguindo os passos de seu pai Sydney Ramos e Licenciatura Plena em Letras (FIP), de sua mãe Ana Zélia. Apesar da juventude foi professora substituta da UFRN, do Estado como pró-tempore, do GEO e do EVOLUÇÃO, além de escolas particulares em Juazeiro do Norte-CE, foi aprovada em 1º lugar no vestibular da UFPB Virtual para Ciência Agrária em 2011, em 1º lugar no Concurso do IBGE para o censo 2010 e também em 1º lugar no concurso para professor de Língua Portuguesa da Prefeitura de Piancó-PB.

Esse caso de sucesso em família, de dedicação, persistência e disciplina aos estudos lava a alma de Dona Ana de muita alegria, satisfação e de dever cumprido de ver suas crias lograr êxito naquilo que se propõem a fazer a acreditam. “Esse é o prêmio que recebemos pelo incentivo ao estudo”, diz a mãe coruja, que veio de Recife comemorar mais uma vitória na vida de Syana e Keilla.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog