Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Coco nosso de cada dia: 270 mil unidades são produzias na área de Sousa-PB

Marcos Eugênio

Com uma produção diária de 270 mil unidades de coco verde e 25 mil unidades do fruto maduro, os municípios de Sousa e São Gonçalo estão entre os grandes produtores e possuem a mais gostosa água de coco do Brasil, segundo os especialistas.

Todos os dias cerca de trinta caminhões partem carregados para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, PE, RN, AL e nossa capital João Pessoa. O plantio de coco nas várzeas de Sousa e em São Gonçalo por 660 produtores em áreas de assentamento geram muitos empregos e renda familiar.

De acordo com Levi Menezes, técnico do Sebrae que assessora os produtores a Associação dos Produtores Irrigantes das Várzeas de Sousa (Apivas) são 2.100 hectares plantados, uma cultura que crescerá bastante nas várzeas nos próximos anos. Hoje o maior comprador do coco da região de Sousa é São Paulo.

A Apivas está participando do I Encontro de Supermercados da Paraíba, evento com grande fluxo de empresários que busca ampliar seus negócios, evento que acontece no ginásio O Rivaldão, em Patos, que se encerra nesta quinta 26. A Associação vem agregando outras culturas, a exemplo de hortaliças, três tipos de pimentão (verde, amarelo e vermelho) e berinjela, que são exportados para o Paraná. Banana é outro produto que também vem experimentando o crescimento, já são 170 hectares nas várzeas de Sousa, com destaque para a pacovã, prata e Cavendish.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog