Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Várzea realiza III Mostra Cultural


O município de Várzea celebrou de 11 a 13 deste mês sua III Mostra Cultural – O Nordeste mostrando seus valores - maior evento de cultura popular do Vale do Sabugi. O encontro, que agrega grupos manifestações folclóricas de toda a região, tem por objetivo servir de intercâmbio para artistas, coordenadores e todos aqueles que valorizam as coisas da terra. “Nesse encontro valorizamos e resgatamos a arte do povo, como música, dança, literatura, artesanato, teatro e cinema, sempre tendo como temática os traços culturais de nossa região”, comentou o prefeito Valdemar Marinho (Demazinho), que participou ativamente da Mostra.
O evento, realizado no Ginásio de Esporte Municipal pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, teve como parceiro o Banco do Nordeste. Dele participaram grupos folclóricos de quatro estados: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, envolvendo 21 municípios. Ao todo 29 grupos se apresentaram para um público composto de estudantes, pesquisadores e populares em geral. Dentre eles o Grupo Raízes Musicais, de Várzea; Maturis, Maturéia-PB; Folia de Rua Potiguar-RN; Grupo Culturante, de Jucurutú-RN; Balé Popular Aveloz, de Caruaru-PE; Filhos do Sertão, Patos-PB; Tradições Folclóricas Moenda, Areia-PB; Grupo Teatral, Condado-PBGrupo Folclórico Pé no Chão, Fortaleza-CE, dentre outros que arrancaram calorosos aplausos dos presentes.
Paralelamente à apresentação dos grupos folclóricos houve exposição de telas, acervo da Fundação Ernani Sátyro, de Patos, além de mostra de cinema, teatro e música. Para Demazinho, amante das tradições folclóricas regionais, este é um dos mais importantes eventos de incentivo e preservação da cultura nordestina. “É um evento que exige muito da gente em termos de organização, mas os resultados são muito gratificantes por estarmos ajudando a manter vivas antigas tradições”, disse o prefeito de Várzea.


foto: divulgação

3 comentários:

Anônimo disse...

Este sim, é o maior evento cultural realizado no sertão paraibano, congregando o maior número de manifestações artísticas e culturais do nosso estado e estados vizinhos. A Mostra Cultural de Várzea, vem se configurando no maior evento de cultura do Vale do Sabugi. Parabéns Várzea!!!

Grupo Folclórico Filhos do Sertão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grupo Folclórico Filhos do Sertão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Arquivo do blog