Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 20 de junho de 2016



José Leudo


O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro está vivendo mais uma campanha de conscientização sobre prevenção de acidentes. Como as festas juninas fazem parte, de forma intensa, das tradições culturais da região, o alvo dessa ação de saúde pública é a queima de fogos de artifício e de fogueiras, algo que preocupa a todos pelas sequelas deixadas nas vítimas. Outro objetivo é conscientizar condutores de veículos a não associarem álcool e direção. O HRP atende mais de 300 pessoas mensalmente vítimas de acidentes de trânsito, a maioria motociclista.

Segundo o diretor do Regional, José Leudo Farias, o HRP já fechou sua escala de plantonistas, realizou novos treinamentos com sua equipe técnica, fez manutenção de todas as ambulâncias para casos de necessidade de transferência de pacientes, investiu mais em insumos e medicamentos.

“Acidentes com fogos de artifício têm causado muitas sequelas, com pessoas perdendo visão, audição, membros como dedos, mãos, queimaduras graves. Então é preciso muita atenção, principalmente com as crianças, para que não fiquem expostas a fogos não recomendados para a idade delas”, alerta o diretor do Regional.

Ele explica que o trabalho de conscientização sobre acidentes de trânsito tem sido constante pelo Hospital, que recebe um número excessivo de vítimas diariamente, a maioria de jovens. Além das sérias consequências físicas, emocionais, há a questão social, com um custo muito alto para o processo de recuperação.

Um dado constatado pelo Hospital Regional de Patos durante as festas juninas tem sido o número elevado de mulheres alcoolizadas que chegam à urgência, muitas vezes até superando o de homens. Na curva de atendimento o pico mais alto acontece entre às 5h e 8h da manhã, ou seja, depois de uma noite de festa, no retorno para casa.

“Patos está de portas abertas para receber todos aqueles que venham festejar o São João. A gente pede que as pessoas respeitem as leis de trânsito, não associem bebidas alcoólicas com direção, para que voltem em segurança para o lar. Torcemos para que tudo dê certo e possamos comemorar ao final da festa a redução do número de acidentes e óbitos, principalmente na região polarizada por Patos”, conclui José Leudo.



Marcos Eugênio (6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog