Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 24 de junho de 2016

50 Anos de Cores sai de cartaz em Patos neste sábado



Nato da Morada do Sol, chegando aos 66 anos, Manoel Perigo Neto, mais conhecido por Perigo Neto, assinatura de longas datas de suas telas de cores quentes, frias, alegres que retratam tão bem um universo cultural de seu berço, de suas vivências, reflexões do cotidiano regional.

A pescaria, o cangaço, a religiosidade, dramas sociais, como a miséria são alguns temas tão bem detalhados na exposição Perigo Neto - 50 Anos de cores (22 quadros), que representam as cinco décadas de dedicação às artes plásticas, em cartaz no Centro Cultural Amaury de Carvalho, em Patos, e que ficar em cartaz até amanhã, 25 de junho.

50 Anos de Cores ocupou dois anos do cotidiano do artista plástico patoense até ser concluída. Nada mais gratificante para o autor que celebrar meio centenário de produção artística em sua terra, com a presença de muitos amigos, do TG, antigo Diocesano, Estadual, e do Fortelândia, clube de jovens da cidade, um dos momentos marcantes de sua vida, onde surgiram as primeiras pinceladas (Roberto Carlos), numa pintura em parede. “Essa exposição no período junino me dá a satisfação de reencontrar muitos que residem fora, que costumar aparecer em Patos nesse período”, comenta Perigo neto.

Do desenho do rei Roberto Carlos foram surgindo convites para pinturas em clubes, períodos de carnaval, festas regionais, como a do Algodão, da Primavera em seguida ele passou para as telas. Uma das obras que bastantes visíveis de Perigo neto são os painéis (12) da antiga rodoviária de Patos, feitas em 1972, a convite do então prefeito Olavo Nóbrega, por meio do amigo de Perigo, Romero Nóbrega (In memória) para celebrar o Sesquicentenário (150 anos) da Independência.

As cores marcantes, que tanto identificam a produção do artista patoense tem muito a ver com o trabalho ligado aos carnavais, que exigiam dele misturas de cores em tonalidades fortes. Os temas abordados fazem parte do contexto regional, das coisas, dos homens simples, das localidades em que residiu ou reside, exemplo das imagens praieiras, da sua permanência em Fortaleza, Recife.

“O tempo leva à perfeição”

Perigo Neto faz uma análise do mercado de artes plásticas no Brasil. “É bastante complicado. Costumo comparar o artista plástico ao cantor. Existem milhares, mas poucos conseguem gravar, aparecer no cenário nacional. A concorrência é muito grande e o incentivo à cultura todos sabem como funciona aqui no Brasil”, opina.

Sob o aspecto de incentivo a quem se propõe enveredar pelas artes plásticas, formas e imagens, Perigo Neto orienta a começar e não parar, que a aprendizagem só acontece através da prática, do aprimoramento a cada dia. “O tempo leva à perfeição. Ainda estou aprendendo e gostaria de ter mais tempo para melhorar cada vez mais”, afirma. Acrescenta que pretende continuar produzindo, mesmo com o tempo curto que dispõe, por ser funcionário público.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog