Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Projeto forma músicos e cidadãos em Quixaba





O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS “Vereadora Alba Candeia” do município de Quixaba – PB, vem desenvolvendo um projeto no qual o ensino da música tem papel importante na vida e na inclusão social de crianças e adolescentes que moram na cidade e no campo.
O projeto, denominado “Um Sonho musical”, foi idealizado pelo funcionário do CRAS e músico profissional, José Márcio Ferreira (Tutuba). Ele funciona dentro das instalações do CRAS e na Escola Municipal Cícero Sulpino e visa trabalhar na perspectiva de resgate de valores, respeito e cidadania.
Aproximadamente 40 crianças e adolescentes, entre 09 e 17 anos participam deste Projeto, aprendendo linguagem musical, aulas de teoria musical, solfejo, percepção rítmica, percepção melódica, marcha, canto coral, expressão corporal e aulas práticas de instrumentos de metais, flauta doce e percussão. As aulas acontecem durante a semana, no período da tarde, dedicada exclusivamente para o estudo da música, com os alunos intercalando a teoria com a prática.
Em maio deste ano o CRAS firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no desenvolvimento do projeto de extensão do Professor Jeremias Araújo, auxiliado pelos alunos bolsistas Pedro Eder e Igor Monteiro e do Técnico administrativo Leonardo Navarro. No projeto será desenvolvida a apreciação, criação e performance musical. Além destes ensinamentos de música, os alunos recebem noções de comportamento, postura, respeito ao próximo, noções de hierarquia e disciplina, além de desenvolverem a criatividade e a concentração, fortalecendo ainda mais o trabalho que já vem sendo desenvolvido.
A oficina musical conta também com importante parceiro, o Serviço Social da Indústria, SESI, da cidade de Patos, que colabora com a banda marcial do Cras de Quixaba, cedendo vários instrumentos para o desenvolvimento das atividades e aulas práticas com músicos profissionais da instituição.
Os resultados deste trabalho já começam a gerar frutos, e esta semana as crianças e adolescentes do projeto foram convidadas para realizar uma apresentação na cidade de São José de Espinharas, na solenidade de Inauguração do Centro de Convivência Gabriela Wanderley, naquele município.
A inclusão social e a cidadania é um dos principais focos deste Projeto, e beneficiará enormemente todo o município, transformando Quixaba num ambiente onde a juventude estará envolvida com a arte e a cultura.

radiogabrielafm


Nenhum comentário:

Arquivo do blog