Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Municípios da região de Patos participam de oficina de Segurança Alimentar










Uma ação do Governo do Estado está reunindo no Centro de Treinamento do Santo Antônio, na cidade de Patos, gestores públicos e representantes de diversas entidades de 34 municípios do Médio Sertão. Trata-se da 10ª e última Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional que vem ocorrendo na Paraíba.

O objetivo dessa plenária, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Secretaria Executiva de Estado de Segurança Alimentar e Economia Solidária, é ouvir sugestões de todos os segmentos envolvidos direta e indiretamente na construção do Plano de Segurança Alimentar, permitindo à população uma alimentação digna, saudável e que atenda às suas necessidades. Quilombolas, agricultores, pescadores, Agevisa, apoiadores da 6ª Gerência de Saúde, associações comunitárias, rurais, sindicatos, dentre várias outras estão sendo representadas no encontro de Patos.

Carlos Antônio Ribeiro, gerente executivo estadual de segurança alimentar e de economia solidária explicou aos presentes que, mesmo com o afastamento da presidente Dilma pelo Senado, o Plano não sofrerá qualquer prejuízo, já que os recursos estão garantidos desde 2011.  Um dos pontos principais desses encontros, segundo Carlos Antônio, é o respeito à consolidação das economias locais, à diversidade de rendas, o aproveitamento do alimento produtivo nas comunidades para o fortalecimento desse plano.

Nos últimos anos ocorreram importantes avanços em relação à nutrição, com a redução da desigualdade alimentar, da pobreza, da mortalidade infantil. Dentre outros fatores está maior poder de compra de alimentos. O governo federal, por outro lado, demonstra sua preocupação com novos dados, como aumento da obesidade, com estimativa que 74 milhões de brasileiros estão com excesso de peso, e doenças crônicas adquiridas pela alimentação inadequada. Por isso a necessidade da ingestão de alimentos saudáveis, algo que faz parte dessas discussões na elaboração do plano de segurança alimentar.

Os recursos governamentais citados por Carlos Alberto preveem investimentos na ampliação da oferta de água de qualidade, ações direcionadas à redução da pobreza no campo e promoção da produção de alimentos saudáveis, dentre outras frentes. Ele fez uma avaliação positiva da participação popular nesse processo de construção do Plano. “Tem sido gratificante ter a presença bastante eclética da representação da sociedade. São muitas intervenções, contribuições que se tornam importante aprendizado para quem participa das oficinas”, comentou.

Nas oficinas promovidas pelo Governo do Estado há o estímulo ao consumo de grãos integrais, oleaginosas, frutas, leguminosas, pescados, hortaliças, como também a prática saudável de atividades físicas, como orienta a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar (Caisan).

As oficinas que estão se encerrando, com Patos, na Paraíba, tem como um de seus parceiros o Centrac – Centro de Ação Cultural. Maria do Socorro de Oliveira, coordenadora de desenvolvimento institucional do Centro, diz que a Oficina também busca sensibilizar os gestores municipais na adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar. “Nesses encontros a gente faz um diagnóstico do potencial, do que há de segurança alimentar na região e colher propostas das pessoas, a partir de sua realidade”, explicou.


Marcos Eugênio




Nenhum comentário:

Arquivo do blog