Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Levantamento mostra bairros de Patos em situação de risco para dengue, chicungunha e zika. Vigilância Ambiental faz alerta


Patos ainda registra um alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, embora as ações preventivas da Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Ambiental tenham sido constantes na busca de amenizar a situação.
Conforme o último LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) os bairros das regiões do Jatobá e Belo Horizonte estão em situação de alto risco. Ano passado essas duas regiões também apresentaram índices semelhantes.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental em Patos, Gorete Batista, o LIRA orienta as ações de controle da doença, uma vez que obtém a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. 
“Apesar do trabalho de conscientização através das campanhas educativas e das vistas dos agentes de endemias, a cidade de Patos se encontra com alto risco de infestação. Vale ressaltar, que a maioria dos focos foram encontrados onde residem pessoas. A população deve se conscientizar desse perigo e ter mais cuidado, principalmente com seus reservatórios de água, pois na maioria das vezes esses focos estão dentro das residências”, alertou.

Recipientes como potes, filtros, copos contendo próteses, caixas d’águas, entre outros, são exemplos de onde os focos do mosquito são encontrados.

Em caso de alguma denúncia sobre a existência de possíveis focos da dengue, a população deve ligar para os números da Vigilância Ambiental: 9 8780 4884 (OI – Whatsapp) / 9 9682 3196 (TIM)

Confira o índices do LIRA na cidade de Patos-PB

ÍNDICE GERAL - 4.3 (ALTO RISCO)

Extrato I: (índice 5.1 – alto risco)
Bairros Monitorados – Jatobá, Monte Castelo, Alto da Tubiba, Nova Conquista, Santa Cecília e Pólo dos Sapateiros.

Extrato II: (índice 2.6 – médio risco)
Bairros Monitorados – Santo Antônio, Maternidade, Bivar Olinto e Conjunto Itatiunga.

Extrato III: (índice 3.0)
Bairros Monitorados – Liberdade, Morada do Sol, Morro e Centro.

Extrato IV: (índice 3.7)
Bairros Monitorados – Ana Leite, Brasília, Salgadinho, São Sebastião e Sete Casas.

Extrato V: (índice 7.2 – alto risco)
Bairros Monitorados – Belo Horizonte, Bela Vista, Novo Horizonte, Noé Trajano, Luar de Angelita, Jardim Magnólia, Distrito Industrial (toda a área do Belo Horizonte)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog