Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Câmara Municipal realiza debate sobre políticas socioassistenciais em Patos



Aconteceu nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal de Patos uma Audiência Pública que debateu as políticas socioassistenciais e os serviços disponibilizados pelo Município de Patos, a exemplo do Centro POP, CRAS, CREAS e os abrigos sociais.

O tema foi proposto pela vereadora Cláudia Leitão (PR), em Requerimento encaminhado a Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa e aprovado em Plenário por unanimidade entre os pares.

Fizeram-se presentes a Audiência Pública, além da autora da propositura, a presidente da Câmara Municipal de Patos, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB) e o vereador Sales Júnior (PRB); o professor de Direito das FIP, advogado e sociólogo Francisco Nailson; o coordenador do Centro POP, Cícero Cruz; a gerente do INSS Agencia Patos, Fátima Batista; a psicóloga e coordenadora do CREAS, Késia Naara; e o senhor Pedro Batista, usuário do Centro POP, entre vários outros representantes da rede SUAS de Patos e usuários dos serviços.

“Estou muito feliz que esta Audiência tenha acontecido. Mesmo não tendo o número de participantes que esperávamos, ela aconteceu e foi muito positiva, pois tivemos aqui a apresentação de diversas propostas e contamos com a participação de alguns usuários do Centro POP, o que já é um avanço”, disse a vereadora Cláudia Leitão.

Ainda segundo a autora da propositura, 72 entidades e órgãos foram convidados a participar, dos quais, só compareceram representantes do INSS, das FIP e os profissionais que atuam na rede de proteção socioassistencial do Município.

“Mesmo na ausência das entidades que convidamos, realizamos o debate, tivemos sugestões importantes, como a inserção das pessoas em situação de rua em programas habitacionais, a busca por parceria junto ao Restaurante Popular para garantir alimentação para estas pessoas e a oferta de cursos profissionalizantes, bem como, vagas no Programa de Educação de Jovens e Adultos, entre outras. Toda a discussão será colocada em um relatório e este será encaminhado a todas as entidades que foram convidadas, pois, para fazer valer estas ações, precisamos de cada uma delas”, ressaltou a parlamentar.

O professor das FIP, Francisco Nailson, em pronunciamento, falou um pouco de sua experiência no desenvolvimento de ações voltadas para pessoas em situação de rua e, a imprensa, falou da importância deste evento e das ações que já são desenvolvidas pelo Governo Municipal.

“Foi altamente proveitoso esse encontro! Realmente, é necessária uma grande atenção da sociedade em relação à pessoa em situação de rua e, neste sentido, percebo que Patos está saindo na frente em relação a essa população, porque, com a abertura do Centro POP ela oferece uma nova visão, como é o caso dessa situação de se preocupar com a alimentação, com a manutenção de uma estrutura, que faz com que a pessoa em situação de rua repense o seu contexto e passe a sonhar com uma reinserção na sociedade”, comentou Nailson.

O coordenador do Centro POP, Cícero Cruz, também avaliou positivamente o encontro promovido pela Câmara Municipal de Patos.

“Esta Audiência foi um marco na história da política de assistência social em Patos, e, dela, nós saímos com um resultado ainda mais positivo porque nós conseguimos viabilizar propostas que serão encaminhadas e que poderão contribuir com o reforço desta rede no que tange a política de assistência social, com a finalidade de alcançarmos o bem estar destas pessoas que vivem em situação de rua. Sei que os vereadores irão abraçar esta causa e, muito mais, a prefeita Francisca Motta, pois, ela conhece muito bem esta realidade”, enfatizou.

Cícero ainda destacou a importância dos debates que vem sendo promovidos pela Casa Juvenal Lúcio de Sousa e parabenizou os parlamentares e a gestão.

“A Câmara Municipal de Patos, sobretudo nesta legislatura, tem se revelado cada vez mais a casa do povo, a casa da cidadania, e, mais uma vez, eu parabenizo a presidente Nadir, que abriu as portas desta Casa. Agora, nós sentimos que as Audiências Públicas aqui realizadas tem finalidade, tem objetivo, pois, a partir daqui conseguimos sair com algo concreto, visando resolutividade através das propostas apresentadas”, finalizou.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog