Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ministério da Educação visita as FIP para implantação de residência medica.



As FIP recebeu no dia 27/12, a comissão avaliadora do Ministério da Educação, para dar continuidade ao projeto de sensibilização dos municípios do entorno de Patos, para implantação da Residência Médica, onde as FIP têm participação interina, no que se diz respeito ao apoio pedagógico e acadêmico necessário.

Foi apresentado o projeto da implantação aos Ministérios da Saúde e Educação, para posteriormente termos a possibilidade de receber as bolsas de residências médicas, com o propósito de ser uma das maiores gerencias dentre as 12 da Paraíba, foi também avaliada a estrutura dos cenários das práticas, que serão utilizados na rede municipal de saúde de Patos.

Dependendo da aprovação do MEC, está prevista para fevereiro a publicação do edital para residência, e o inicio das atividades em torno de março de 2016, cumprindo assim, integralmente dentro de uma determinada especialidade, conferindo ao médico residente o titulo de especialista. A coordenadora da residência médica nas FIP, a professora Drª Vandezita, diz que “esse projeto é inovador, envolve múltiplos parceiros, as FIP esta a frente com todo o projeto pedagógico, a secretaria municipal de saúde com os cenários de praticas, bem como a 6ª regional de saúde e os 18 municípios entorno de Patos”.

As Residências Médicas exigem médicos preceptores titulados, com destaque técnico, estrutura física adequada, uma demanda considerada de pacientes, para o melhor apropriado e treinamento dentro das atividades sistemáticas de ensino/aprendizagem. “esse é um modelo desafiador, as FIP junto aos seus parceiros, colocará em prática essa residência, onde começará a mudar o ensino da medicina”, segundo Paula Falcão, representante do MEC.

A medicina de família tem o propósito de fazer com que a população seja melhor assistida, e de uma maneira integral. Este programa de Residê​ncia Médica formará residentes de Medicina de Família e Comunidade. A gerente administrativa de secretaria de saúde de Patos, Sefôra Cândida efantizou que, “na verdade o maior ganho dessa residência é para população, onde teremos a oportunidade de melhorar as práticas, ofertando assim uma assistência à saúde de melhor qualidade”.

Celebraremos neste encontro, um fato que será histórico para as FIP e a comunidade de Patos, onde no neste programa serão realizadas atividades ambulatoriais, estágios em pontos do sistema de saúde. Proporcionando assim ao médico residente aprendizado na prática real e conjunta.


-- 
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Arquivo do blog