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sexta-feira, 31 de julho de 2015

Família na escola melhora rendimento dos alunos








A série de encontros Emoções na Família, uma ação do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Inteligência Relacional, vem conseguindo, com êxito, provocar mudanças de comportamento nas crianças e em seus pais.

Segundo Fabiana Alves de Oliveira, educadora socioemocional da EEEF Nestor Antunes, município de Santa Cruz (445,5 km da capital João Pessoa) as mudanças no comportamento das crianças superaram as expectativas. “Elas, além de estarem mais concentradas, realizando as tarefas, coisa que não faziam, aprenderam e seguem exercícios de concentração, respiração, passaram a entender e respeitar mais os colegas. E para os adultos, esses encontros das famílias na escola foram muito importantes. Os pais participam mais do dia a dia dos filhos, ajuda-os, incentiva-os, dialogam e entendem mais a necessidade afetiva deles. Isso fortalece o trabalho de valorização da educação”, comenta Fabiana.

A Nestor Antunes encerrou na noite desta quarta 29 o ciclo de oito encontros Emoções na Família. Os pais puderam expressar o que vivenciaram e como passaram a administrar suas emoções. Uma das mães, Viviane Pinto destacou que os laços de sua família com a escola se ampliaram. “Estou mais consciente de meus sentimentos, de como trabalhar minhas emoções. Passei a entender e dialogar mais com meu filho, dando mais atenção às coisas que ele leva e fala da escola para casa. Sempre fui muito explosiva, mas, diante do que aprendi nesses encontros, consigo controlar melhor esse sentimento”, enfatizou.

A gestora da Nestor Antunes, Maria Aparecida Andrade, também educadora socioemocional, destacou o pioneirismo do tema educação emocional em Santa Cruz trabalhado com os pais. “Perdão, autoestima, afetividade, diálogo, tolerância, dentre outros jamais haviam sido abordados na escola com os pais. São temas que estão levando a família a refletir em casa, no seio familiar, a aprimorar o relacionamento, gerando maior harmonia”, disse Aparecida.

Talita Barros Costa, mãe de um dos 160 alunos da Nestor Antunes, explica que hoje elogia mais as atitudes positivas de seu filho, pois aprendeu nos encontros a importância dessa prática, que melhora a autoestima do próximo. “Hoje me sinto mais à vontade para conversar com meus filhos, refletir também sobre minhas atitudes, penso bem antes de agir”, desabafou sorrindo. Janaina Ismael dos Santos compartilha dessa opinião, enfatizando que sua família está mais unida e há mais harmonia em casa.

Isabel Cristina, do Núcleo de Ação pedagógica da 10ª Gerência Regional de Educação, diz que havia essa necessidade de trabalhar as emoções das famílias. Cita a questão da localização da maioria das escolas estaduais na periferia das cidades, onde a comunidade geralmente é carente desse tipo de ação. Com a implantação da Liga Pela Paz, que passou a fazer parte do dia a dia das crianças do Fundamental I ano passado, era preciso, segundo ela, trabalhar também com seus pais.

“Percebíamos durante os encontros a carência no semblante dos pais e a vontade de mudança, de resgate dos valores. Foi um belo trabalho de vivência dos pais. Há depoimentos de alguns educadores que relatam a mudança de comportamento dos alunos na convivência com o próximo. “É preciso que a gente mantenha essa parceria escola, aluno e comunidade para que a educação continue a avançar positivamente”, disse Cristina

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