Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de julho de 2015

Conselho do Meio Ambiente discute licenças ambientais e instalação de filtros em fossas sépticas


Membros do Conselho do Meio Ambiente de Patos se reuniram na manhã desta terça-feira, 28 de julho, para discutir a emissão de licenças ambientais e novamente orientar a população e construtoras sobre a necessidade da substituição de sumidouros por filtro em fossas sépticas nas residências. 

A Secretária de Meio Ambiente, Ana Ligia, participou da reunião e ressaltou a atuação do conselho em relação às ações da gestão municipal, sobretudo, da criação de normas em correção a substituição de sumidouros por filtros.

 “O conselho de meio ambiente tem um papel fundamental no trabalho desenvolvido pela secretaria e a gestão municipal. Além disso, atua na criação de normas, a exemplo do caso da discussão sobre a substituição de sumidouros por filtros em fossas sépticas e isso é muito importante, porque fortalece o trabalho de proteção e preservação do meio ambiente”, disse. 

O Engenheiro Químico, Silvio Moreira, abordou a temática da substituição dos sumidouros pelo filtro em fossas sépticas e informou que uma nova reunião será marcada com os construtores de imóveis e bancos financiadores, no sentido de reforçar a necessidade da instalação do filtro. “Os imóveis construídos atualmente são todos com sumidouros, porém, o nosso solo não faz o trabalho de absolvição e isso prejudica a rede pluvial devido ligações irregulares. No caso do filtro, a instalação pode ser feita na rede pluvial, porque a quantidade de DBO (Demanda Biológica de Oxigênio) não causa danos. É um processo simples, porém, que ainda precisa de mudanças, até mesmo, na própria norma nos contratos de financiamentos”, disse.

Durante a reunião o Conselho de Meio Ambiente aprovou o número de 27 licenças simplificadas referente ao mês de julho, dentre elas, solicitações para realização de eventos, perfuração de poços artesianos e outras atividades. 
 
Kamylla Lopes

Nenhum comentário:

Arquivo do blog