Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Municípios traçam metas para melhorar indicadores de saúde



  


A Gerência de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta terça-feira em Patos encontro com a 3ª Macro (Patos, Princesa Isabel e Piancó) para discutir o processo de pactuação das diretrizes, objetivos, metas e indicadores 2015. O objetivo do encontro, segundo Eliane Gadelha, técnica de Planejamento e Gestão, é fazer com que os municípios melhores seus indicadores em todo o Estado.

Diz que não é fácil lidar com indicadores de saúde e que nessas discussões com os municípios o que se busca é que eles analisem a meta de cada indicador para fazer uma pactuação bem real, em cima de ações bem desenvolvidas que contribuam para melhorar esses indicadores e consequentemente a saúde da população.

O Ministério da Saúde trabalha com 66 indicadores, onde os municípios, estados fazem o pacto para melhorá-los. Cabe a esses planejar, de forma integrada envolvendo as três esferas, ações nesse sentido para garantir saúde de qualidade à população.

Dentre os indicadores pactuados de forma tripartite, decididos em acordo pelos municípios, estados e governo federal, existem os universais, em que todos os municípios têm que pactuar, a exemplo da redução da mortalidade infantil, vacinação, e os específicos, que dependem da realidade de cada localidade para pactuarem ou não.

“A pactuação visa fortalecer o SUS. Quando o município se compromete atingir determinadas metas, como cobertura da atenção básica, e não consegue, por exemplo este ano, no próximo ele trabalhará mais para cumprir aquilo que se comprometeu. A intenção de tudo isso é melhorar a saúde dos habitantes de cada localidade”, comentou Eliane.

Vários municípios da região de Patos não estão conseguindo atingir as metas de determinados indicadores, a exemplo da vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde, preocupada pelos resultados negativos, vem intensificando esforços para trabalhar junto com esses municípios, estimulando-os, traçando estratégias para que possam alcançar esses indicadores. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog