Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Polpa de fruta gera renda em Quixaba


Por Marcos Eugênio

Para muitos empreendedores a seca não é justificativa para se cruzar os braços, ficar a mercê de ajuda governamental. As dificuldades decorrentes do clima seco, de escassez de água alimentam o âmago daqueles que não se acomodam e buscam o melhor pra a família.

É o caso de Francisco Medeiros Lucena, mas conhecido por Jalask, que há três anos fabrica polpa de frutas no Sítio Pia, município de Quixaba. São quase vinte frutas trabalhadas pela Express Polpa de Frutas, que inclusive faz entrega em domicílio.

Restaurantes, escolas municipais, estaduais, restaurantes da região de Patos. Os produtos também já são comercializados em João Pessoa e Natal. Quixaba, que vem se destacando na produção da pimenta, um dos principais carros-chefes da agroindústria familiar da localidade, em breve terá um volume bem maior dessa atividade, a polpa de frutas.

Jalask explica que a Express, que conta com assistência técnica da Emater e acompanhamento constante da Vigilância Sanitária, precisa e vem tentando financiamento para adquirir uma câmara fria para que possa armazenar o produto, já que suas 16 freezers não são suficientes. “Com a câmara fria teremos muita economia de energia. Hoje temos uma despesa de R$ 800 reais só com energia. Sem contar que haverá maior facilidade de armazenamento da polpa”, comentou ao pbnoticias, durante exposição no Rodoshopping.


Ex-garçom, cego, perdeu a visão em decorrência da diabetes, Jalask tem sido demonstração de persistência, alguém que acredita nas muitas alternativas de sobrevivência oferecidas pelo semi-árido. Para ampliar suas vendas, ganhar mercado, busca inovar na oferta dos produtos, seja na variedade, seja elaborando novos sabores. Matéria-prima utiliza da própria região, aproveitando o que a culinária sertaneja mais cobra na mesa das famílias.  “Eu e Didi, minha sócia, pensamos em crescer, expandir nossos produtos e determinação não nos falta”, disse, com boas expectativas para essa atividade que lhe rende mais de R$ 3 mil/mês, suficientes para pagar despesas e programar as finanças do lar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog