Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PMAQ será avaliado no Sertão





Municípios que fazem parte da 6ª Gerência Regional de Saúde receberão no próximo mês de abril a visita de técnicos da UFPB, que farão a avaliação de como vem sendo gerido o PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Nesta terça-feira aconteceu mais uma reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, com a presença dos secretários municipais. O Governo Federal não apenas fará os repasses para investimentos na melhoria dos serviços do SUS, mas também vai cobrar sua aplicabilidade correta.

Os avaliadores externos percorrerão unidades básicas de saúde, CEO, NASF e farão entrevistas abordando os principais pontos do programa, protocolos, que vão ser respondidos pelos profissionais de saúde da atenção primária. Todos os 24 municípios que fazem parte da 6ª GRS aderiram ao PMAQ, alguns estão mais organizados e conhecem bem a essência do Programa.

Na pauta da reunião outros assuntos foram trados, projetos aprovados, a exemplo da implantação do Laboratório de Prótese Dentária de São José de Espinhas, que também pleiteou uma sala de triagem neonatal e uma unidade odontológica móvel.

O município de Malta também está tentando a implantação da Base Descentralizada do Samu de Patos, o que traria mais agilidade no atendimento dos maltenses. Houve também a proposta de solicitação de mudança da gestão administrativa e financeira de Base Descentralizada do Samu Regional de Patos para Condado.

Houve vários informes da Agevisa e da gerência regional. A reunião foi presidida por Rubens Marques, presidente da CIRs.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog