Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Inteligência Relacional realiza encontros de acompanhamento pedagógico nas 14 Gerências Regionais de Educação da Paraíba



A Inteligência Relacional, cumprindo com fidedignidade suas pré-estabelecidas metas, percorreu todo o Estado da Paraíba nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano promovendo, ao todo, 27 encontros de acompanhamento pedagógico da Liga Pela Paz com coordenadores do PPSI – Programa Primeiros Saberes da Infância das 14 gerências regionais de educação.

Os encontros, que contaram com a participação de 596 pessoas, sob coordenação das consultoras pedagógicas da Inteligência Relacional, que se desdobraram para atender a todas as pautas, tiveram propósito de manter o contato permanente com os educadores e auxiliá-los na utilização do material e desenvolvimento da Liga Pela Paz na escola.

Foram momentos de troca de experiências, em que cada coordenador pôde apresentar e compartilhar suas experiências e histórias de suas gerências, tirar dúvidas e receber orientações das consultoras.

O acompanhamento pedagógico realizado com as escolas acontece de maneira presencial, por telefone e plataforma de ensino a distância (ambiente virtual de aprendizagem), com equipe capacitada para dirimir todas as dúvidas dos educadores e para que o desenvolvimento da Liga Pela Paz seja atingido em sua plenitude.

 Durante todos os encontros realizados nas 14 GREs aconteceram dinâmicas, grupos de diálogo, revisão sobre a estrutura da aula e acervo trabalhado com as crianças, bem como explicações acerca do ambiente virtual de aprendizagem e, especialmente, sobre os questionários de avaliação de comportamento dos educandos.

Exercícios como o Painel das Emoções, Quietude e Atenção, Grupo de Diálogo, leituras, danças, músicas foram revisitados para fortalecer os trabalhos do educador. Os resultados têm sido visíveis e hoje há mais otimismo, autoestima elevada dos educadores, que demonstram confiança de que é possível, sim, construir a cultura de paz nas escolas em que atuam.

Na avaliação geral dos coordenadores do PPSI sobre o desenvolvimento da Liga Pela Paz, nas mais de 400 escolas de 1º ao 5º ano do Estado, houve avanços, mudança de atitude de educadores, que estão mais entusiasmados com a profissão. E os educandos, a cada dia, demonstram maior atenção, comunicação mais assertiva e participação em sala de aula.


Marcos Eugênio (Ascom)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog