Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 8 de julho de 2014

Governo do Estado promove II Caravana do Coração em 13 municípios, Cajazeiras estará recebendo a Caravana do Coração no dia 22 de Julho.





O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a ONG pernambucana Círculo do Coração, irá promover a II Caravana do Coração, no período de 21 de julho a 02 de agosto, em 13 municípios paraibanos.


O objetivo é realizar consultas e exames em crianças de zero a 12 anos, priorizando as que apresentam cardiopatia, febre reumática, sopro, cianose, taquicardia e desmaio, e em gestantes a partir de 28 semanas, que apresentem sintomas de diabetes clínica, cardiopatia, ultrassonografia com suspeita, outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.


De acordo com os coordenadores da ação, a intenção é atender 60 crianças e 20 gestantes, por município. Todos os detalhes da ação foram definidos durante reunião, na sede da SES, em João Pessoa, onde estiveram presentes gestores das cidades por onde passará caravana, representantes da SES e do Círculo do Coração.


A novidade desta segunda caravana será a realização de um curso de reanimação neonatal em sala de parto, que será ofertada para enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. O curso acontecerá no mesmo local dos atendimentos.


“Nesta II Caravana também acontecerá o aprimoramento da primeira, já que vamos agregar a capacitação à assistência. Esse é um processo de estruturação de uma assistência mais adequada. Pois, quando a gente só atendeu, apenas as crianças foram beneficiada. Agora, com o curso, vamos preparar o profissional para dar continuidade a esse atendimento”, explicou o pediatra Cláudio Régis, coordenador estadual da Rede de Cardiologia Pediátrica.


Segundo a coordenadora de profissionalização do Círculo do Coração, a enfermeira Carolina Paim, os municípios repassarão os locais onde os atendimentos e cursos serão realizados. “Sugerimos que todos disponibilizem escolas, já que na primeira caravana percebemos que nas cidades onde o atendimento ocorreu nestes ambientes, o trabalho fluiu melhor”, disse.


Serão 50 profissionais envolvidos, entre médicos, enfermeiros, arteterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e apoio técnico. Outra novidade deste ano será a visita dos técnicos de informática nas unidades de saúde que fazem parte do Círculo do Coração, com o objetivo de avaliar a estrutura dos equipamentos que realizam exames.


A parte lúdica da caravana também é mais uma inovação desta segunda edição. As crianças e gestantes serão recepcionadas por arteterapeutas, que apresentarão músicas com composições próprias, fazendo referência ao tema medicina preventiva, ao ritmo de frevo, samba, coco de roda e outros.


A secretária de saúde de Catolé do Rocha, Paulina Maia, participou da reunião e destacou a importância desta iniciativa para saúde da população, além da qualificação dos profissionais envolvidos. “Desde o primeiro dia que ouvi falar deste projeto fiquei encantada e agora estou muito feliz de estar levando para minha cidade, onde tem um hospital infantil e a ação será de extrema importância. Creio que a união do hospital com a atenção básica resultará numa triagem mais eficaz e mais eficiente, beneficiando as crianças daquela região”, falou.



A primeira cidade a ser visitada será Itaporanga, no dia 21; no dia 22, Cajazeiras; dia 23, Sousa; dia 24, Catolé do Rocha; dia 25, Pombal; dia 26, Patos; dia 27, Princesa Isabel; dia 28, Monteiro; dia 29, Esperança; dia 30, Picuí; dia 31, Guarabira; dia 1º, Itabaiana e de 02, Santa Rita. Os pacientes devem ser cadastrados pelos municípios, no site www.rcp.circulodocoracao.org.

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog