Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 13 de junho de 2014

6ª GRS discute processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde






Apoiadores da 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos estiveram no município de Condado-PB para a segunda escuta dos ACS, evento que contou com a presença dos agentes comunitários de saúde de Condado, Malta, São José de espinharas e Vista Serrana.

O encontro tem se tornado importante ferramenta de discussão em torno da atividade dessa categoria, suas possibilidades e limites no cuidar da comunidade.

Vários assuntos foram discutidos, como a questão da dengue, como as ações vêm sendo desenvolvidas, dificuldades e avanços para a melhoria dos índices. O programa Mais Médicos, com avaliação do trabalho dos médicos cubanos, o que mudou na rotina das UBS – Unidas Básicas de Saúde.

Outro assunto destacado foi em relação ao CEDMEX - Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais. Os apoiadores da 6ª Gerência apresentaram a diferenciação dos medicamentos oferecidos pelo Estado em relação aos que são de obrigação da Farmácia Básica (município), de acordo com o que está previsto na Portaria 1554, de 2013.

O e-SUS tem sido uma discussão na pauta dos municípios e os presentes puderam tirar dúvidas sobre o novo sistema de coleta de informação simplificada, estratégia do governo federal para facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, os quais são fundamentais na oferta de melhores serviços à sociedade.

Houve nesse encontro apresentação de vídeo sobre a atividade do ACS na  comunidade; dinâmica com fisioterapeuta do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Condado, enfocando a superação do trabalho quando realizado em equipe.

O apoiador Paulo Sérgio destacou a organização do encontro, o interesse de todos em ampliar os conhecimentos e de tentar minimizar os problemas que persistem no trabalho dos ACS. “É uma categoria essencial no processo de saúde primária. São os ACS que têm contato direto com a comunidade, conhece a situação, o histórico de vida de cada pessoa e toda a rede de saúde precisa de suas informações, dos dados coletados para promover saúde de qualidade”, enfatizou Sérgio.

A apoiadora da 6ª GRS, Fabiana Coelli, explicou que as próximas escutas com os ACS  serão dos municípios Desterro, Matureia, Cacimbas, Mãe D’Água e São José do Bonfim no próximo dia 18. Depois, dia 3 de julho, com os de Emas, Catingueira e Santa Terezinha; Dia 10 de julho com Areia de Baraúnas, Passagem, Salgadinho, Quixaba e Cacimba de Areia. Para finalizar esse processo de discussão, dia 17 de julho, com os municípios de Santa Luzia, São José de Sabugi, Junco do Seridó e Várzea.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog