Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Projeto visa resgatar cidadania em Patos



Pobreza, discriminação são características marcantes da comunidade Rua de Meio na cidade de Patos, considerada uma das áreas mais violentas, de ampla circulação e consumo de drogas. Crianças, adolescentes mergulhadas na venda e consumo de alucinógenos. Diante essa realidade, cada vez mais frequente nas cidades brasileiras, no caso específico Patos, um projeto busca prevenir e afastar esse público das drogas, uma iniciativa do artista plástico Washington Queiroz.

Arte e Cultura na Comunidade, assim denominado o projeto, vem contando com a parceria da PM. Na noite desta quinta-feira 16 a Associação de Moradores foi palco de uma palestra de prevenção às  drogas e à violência, pelo Cabo Paraguassu, do II BPM.

O projeto usa em sua metodologia atividades culturais, como oficinas de pintura em cereâmica, mosaico, teatro, dança, escolinha de futebol. Mas para isso são necessárias parcerias, que estão sendo contatadas. Governos, igrejas, empresas, comunidade como um todo podem participar desse trabalho de solidariedade.

“Nossa intenção é mostrar para a população que na comunidade Rua do Meio existem também cidadãos, pessoas do bem e tentar evitar que os jovens caiam no mundo das drogas. São seres humanos que precisam de ajuda e não apenas de críticas”, explica Washington. Ele diz que o primeiro parceiro a abraçar essa causa foi a Associação de Moradores, algo importante por ela viver diariamente os problemas da comunidade.

O artista plástico fala que essa prevenção deve reduzir o consumo de drogas e violência na comunidade nos próximos anos e pede apoio das entidades e da sociedade como um todo de Patos, uma das cidades mais atraentes para o tráfico de entorpecentes, sendo uma das principais rotas do narcotráfico do Nordeste.

O projeto Arte e Cultura na Comunidade teve início no ano passado e já atende a cerca de 100 moradores da Rua do Meio. Cabo Paraguassu, que faz parte do Proerd – Programa de Resistência às Drogas e a Violência, da PM, diz que os jovens precisam ter oportunidades, de apoio, da necessidade da comunidade se engajar para se fortalecer e ver que há instituições preocupadas em elevar sua autoestima, diminuir conflitos. “A Rua do Meio também faz parte da população patoense. Temos que  ter um olhar especial por ela”, enfatizou.

O presidente da Associação de Moradores, Josivando Vieira, diz que as drogas estão chegando em todas as classes sócias, sendo importante o Arte e Cultura na sua comunidade. Comentou que vários jovens, suas mães, procuram a associação pedindo ajuda para sair do vício das drogas. “São pessoas sem emprego, renda definida, famílias desestruturadas que precisam de apoio, palavras de carinho, conforto e da ajuda de todos nós”, comenta.

Washington informou que está tentando audiência com a prefeita de Patos, Francisca Motta, para expor o projeto e tentar sua adesão, disponibilizando ações de algumas secretarias, como educação, saúde, assistência social.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog