Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Médicos cubanos chegam para trabalhar na região de Patos



Onze médicos oriundos de Cuba chegam a Patos, segundo o gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, nesta quinta-feira 05.

Eles fazem parte do Programa Mais Médicos e vão atender comunidades de Patos, Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Desterro, Junco do Seridó, Malta, Teixeira e São José do Sabugi.  A gerência de Saúde conseguiu um ônibus, que trará os médicos, sem a necessidade dos municípios irem a João Pessoa buscá-los.

A Paraíba recebeu esta semana 75 médicos, que vão atuar nas localidades onde há mais carência desse profissional. Houve alguns municípios da região de Patos, a exemplo de São José de Espinharas e Quixaba que se inscreveram no programa, mas desistiram por achar que a contrapartida sairia cara para eles.

A 6ª GRS está preparando uma recepção aos médicos cubanos na chegada a Patos, na quinta às 16h30, em seu auditório.


VEJAM A RELAÇÃO ABAIXO:

Município
Nome do Médico(a)
Gênero
Cacimba de Areia
SOLANGE RAMOS TIRADO
F
Catingueira
REINERIO GONZALEZ MANSO
M
Condado
OLGA LIDIA SOTOLONGO  HERRERA
F
Desterro
MILEIDY CASCAJAL ROMERO
F
Junco do Seridó
LAZARO LLANES OJEDA
M
Malta
LAZARA RICARDO SARMIENTO
F
Patos
JONNYS MARICHAL GARCIA
M
Patos
JOELQUIS FELIPE ORTEGA
F
São José do Sabugi
EDENIA CASAS RODRIGUESZ
F
Teixeira
ANABEL MARIA CARDENAS DE LA TORRE
F
Teixeira
ANA YOLENNY PUJOLS NOVOA
F

JURAMENTO DE HIPÓCRATES:

" Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacea e por todos os deuses e deusas, a quem conclamo como minhas testemunhas, juro cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes. 
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog