Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

10 ensinamentos da medicina chinesa para viver mais


Inspire e expire

Segundo a medicina chinesa, a respiração é sagrada para a manutenção da vida. Eles consideram que esse é um momento de união do homem (terra) com o divino (céu). "Sem inspiração e expiração, a respiração não é realizada e o corpo não produz a energia que mantém a vida. A capacidade da mente de se elevar e encontrar beleza na vida gera a inspiração que impulsiona o ser humano a viver e seguir adiante", explica Andrea Maciel Arantes. 

Pratique a paz interior

Um dos principais ensinamentos da medicina chinesa é procurar viver em harmonia com a natureza e o homem. "O silêncio interior gera o sentimento de confiança, equilíbrio e paz que só podem ser encontrados no interior de cada um de nós", observa Andrea. 
Pratique a paz de espírito, evite alimentar sentimentos como a raiva, o rancor, o ódio. Exercite o perdão aos outros e a si mesmo.  

Pratique exercícios físicos regularmente

Fazer exercícios físicos mantém o bom funcionamento das artérias, auxilia o trabalho do coração, libera endorfina (o hormônio do prazer) provocando a sensação de bem-estar. "Da mesma forma que precisamos repousar para repor as energias para o dia seguinte, é importante manter o corpo em movimento".
Entre as práticas corporais indicadas pela medicina chinesa estão exercícios de Lian Gong, Tai Chi Chuan ou Qi Gong, que promovem a concentração, facilitam a respiração e a circulação, prevenindo doenças, relaxando e acalmando a mente.

Alimente-se de forma saudável

Quando fazemos o uso de alimentação deficiente, o sangue passa a ter dificuldade em realizar o transporte do oxigênio e em nutrir os tecidos para regular o pH dos líquidos corporais. "O alimento se transforma em sangue e nutrientes vitais para que corpo possa ter energia suficiente para realizar as funções metabólicas e manter a vida", disse a especialista.
Para a medicina tradicional chinesa, a mente está ligada ao coração, e por isso afirma que o sangue dá suporte à atividade mental. "Quando o sangue é abundante, o coração está feliz e a mente está em paz".

Evite exposição prolongada aos fatores climáticos

Para a medicina chinesa as doenças podem ser geradas por fatores naturais como a exposição inadequada ao clima. "O vento, o frio ou mesmo o calor em excesso causam danos à saúde. Andar descalço em ambientes frios, ficar exposto constantemente à corrente de ar como o ar-condicionado ou mesmo se expor à chuva faz com que o corpo se resfrie e cause contraturas musculares, como o famoso torcicolo", disse Andrea Maciel Arantes.
Ao penetrar nos poros, o ar frio impede a livre circulação de sangue e energia, acometendo o movimento, causando dor e inchaço. "A exposição prolongada lesa a capacidade do próprio corpo em se defender, enfraquecendo as funções dos órgãos e do sistema imunológico. Portanto, cuide-se e aproveite a natureza com sabedoria e moderação", ressalta a pós-graduada em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pela Unifesp.

Livre-se de sentimentos negativos

Não deixar que as emoções se transformem em sentimentos negativos também é uma das dicas da medicina chinesa. "Candace Pert, farmacêutica norte americana, revela em seu livro 'Molecules of Emotion' algo que há muito já era válido na medicina chinesa: as emoções são sentidas em todas as moléculas do corpo e são destrutivas quando prolongadas, podem acometer as funções dos órgãos, principalmente do fígado e do coração", destaca Andrea.
A boa notícia é que, da mesma forma, emoções positivas e virtudes promovem a sensação de bem-estar. "Elas geram otimismo, vitalidade e saúde", diz a especialista. 

Durma bem

Os chineses indicam o equilíbrio dos movimento e repouso. "A noite é feita para dormir e o dia é feito para se realizar atividades. Ter este processo invertido não é nada saudável. Quando se tem insônia ou muitas atividades depois das onze da noite passamos a sobrecarregar a energia do fígado e o resultado disso já aparece no dia seguinte: cansaço, falta de concentração e de memória, irritabilidade, indisposição e insatisfação", afirma a especialista.

Mantenha a higiene corporal

Fiquem sempre atentos à higiene. "Parasitas, bactérias e fungos também são agentes de doença e promovem intoxicações, alergias e infecções", observa Andrea.  

Cultive bons relacionamentos

Segundo a medicina chinesa, quem ama mais, adoece menos. "Relacionamentos, sejam eles íntimos ou sociais, geram trocas afetivas que promovem valores humanos como empatia, honestidade, autoestima, autoconfiança e amizade gerando um verdadeiro bem-estar. Sob o olhar da medicina chinesa, a troca afetiva permite o 'dar e receber', o que é fundamental para manter as funções do coração, considerado a sede dos sentimentos nobres e do amor", esclarece Andrea. 

Esvazie a mente nas horas livres

Momentos de repouso, parar para contemplar a vida, meditar, tudo isso proporciona à mente a capacidade de desenvolver a paciência, a percepção e dá espaço para a expansão da consciência. "O ato de concentrar-se em qualquer atividade demanda uma grande quantidade de energia do corpo e da mente", observa Andrea..  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog