Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de março de 2013

PSF de Quixaba fará tratamento de canal



Tratamento de canal será feito em breve.


Equipamentos para a nova unidade de saúde

Mais de 200 itens são oferecidos na farmácia básica de Quixaba.
A unidade de saúde do PSF de Quixaba, Robson Carneiro Pereira, em breve disponibilizará o serviço de endodontia (canal) à população. O município já recebeu do Ministério da Saúde um aparelho de raios-X que possibilitará essa inovação na odontologia da atenção básica da região.

O prédio da unidade de saúde Robson Carneiro Pereira, que funciona provisoriamente na Secretaria Municipal de Saúde, passará por profundas reformas na sua parte física e ganhará nova mobília, equipamentos médicos-odontológicos. A população terá um ambiente confortável, climatizado, com TV LCD, DVD, moderno gabinete odontológico, dentre outros, que aguardam apenas a conclusão da obra para que tudo seja instalado e venha a servir aos moradores. Os equipamentos foram conseguidos com dinheiro do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica. Quixaba foi um dos primeiros municípios que aderiram ao programa na região de Patos.

A equipe do saúde bucal de Quixaba realiza 16 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira. Dois odontólogos, Egberto Wanderley e Maria Cleide Azevedo fazem esse atendimento aos habitantes da cidade e zona rural. Segundo Egberto Wanderley, a nova estrutura da unidade de saúde Robson Carneiro Pereira será dotada do sistema online do SUS, que torna o fluxo de informações mais eficaz.

Essa unidade de saúde dois clínicos gerais, Miguel Arcanjo e Alcides Candeia, também estão diariamente de plantão, com exceção da quinta-feira. A média diária é de 35 a 40 atendimentos. Viroses, hipertensão arterial, diabetes, doenças crônicas, hanseníase, inflamatórias pélvicas, infecção urinária, pequenos procedimentos cirúrgicos como cisto sebáceo, retirada de sinais de pelo para biopsia são alguns dos muitos casos cuidados pela equipe. “Nos casos que precisa de um especialista enviamos ao Centro Regional de Saúde Frei Damião. O paciente depois volta para que acompanhemos no seu tratamento”, explicou o médico clínico cirurgião Arcanjo.

Outro ponto importante dos serviços de saúde no município de Quixaba tem sido sua farmácia básica, com mais de 200 itens de medicamentos e material médico-hospitalar, comprados mensalmente via licitação. São medicamentos de uso da RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, que fazem parte do dia a dia das prescrições do PSF.

O município de Quixaba vem dando grande destaque ao trabalho de prevenção à dengue. Devido a estiagem se multiplicam reservatórios nas casas. As estatísticas mostram que a maioria dos focos está dentro das residências. Arrastões, palestras nas escolas, distribuição de material educativo, todo tipo de informação que conscientize os moradores para o problema está sendo trabalhada pelos profissionais da saúde. “Nessas ações contamos com forte adesão, presença de alunos e da comunidade em geral, o que nos deixa confiantes que conseguiremos manter níveis bastante baixos de infestação do mosquito transmissor da dengue”, enfatizou Francisco Segundo, secretário municipal de saúde. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog