Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de março de 2013

Patos celebra Dia Mundial da Água














Por Marcos Eugênio


Hoje a Praça Getúlio Vargas, de Patos, recebeu bom público pela manhã, especialmente alunos de diversas escolas da cidade, que participaram do Dia Mundial da Água. O tão precioso líquido hoje é lembrado com muita preocupação pelos povos. Patos, encravada no semi-árido nordestino, que enfrenta mais um período de forte estiagem, considerada uma das maiores das últimas quatro décadas, não poderia ficar de fora dos movimentos que mostram a importância da água para a sobrevivência da humanidade.

Diversas entidades como Emater, Cagepa, 6ª GRS – Gerência Regional de Saúde, FIP, escolas públicas e privadas, Emepa, PM, através de sua banda de música, foram à praça levar uma mensagem de preocupação, oferecendo muitas informações de como proteger nossas escassas reservas Nã ao desperdício para a tônica da mobilização. A Gerência Regional de Saúde, através de sua Vigilância Ambiental, Agevisa, apoiadoras, dentre outros setores, também levou a campanha para a população sobre os cuidados que devemos ter na preservação e consumo das águas.

A Cagepa também levou sua campanha que pede a população para manter sempre limpas as caixas d’água limpas. “De que adianta beber água limpa em um copo sujo?”. Esse é o tema trabalhado como forma de garantir a pureza e qualidade da água tratada que chega às torneiras da população, oferecendo 12 dicas de como realizar essa tarefa para conservação do produto. Houve outras atividades, como serviços de aferição de pressão arterial.

Uma escola de Santa Luzia trouxe a Patos um relatório, inclusive fotográfico, mostrando os problemas de abastecimento daquela localidade. As FIP – Faculdades Integradas de Patos abordaram o uso da água contaminada e os problemas decorrentes. Também fez a parte de prevenção oferecendo panfletos mostrando como proceder para não ingerir água contaminada e assim evitar doenças.

Apenas 3% das águas do mundo são doces. O Brasil possui 12% das águas potáveis do planeta. Quase 800 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água tratada no mundo, correspondente a 11% da humanidade. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog