Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 18 de março de 2013

Cacimbas inicia campanha contra hanseníase e geohelmintíases



O município de cacimbas, localizado na região de Teixeira, recebeu na manhã desta segunda-feira na 6ª Gerência Regional de Saúde, todo o material disponibilizado pelo Ministério da Saúde para ser trabalhado com sua população estudantil de 5 a 14 anos, durante a campanha “Hanseníase e verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar, que acontece até a próxima sexta-feira 22 .

Comprimidos contra verminoses (Albendazole 400 mg), formulário espelho, usado na identificação de casos suspeitos de hanseníase, ficha de autorização para os pais, material educativo foram entregues pelo gerente da 6ª GRS, José Laudo e pela coordenadora de epidemiologia, Marivalda Xavier, a Aurivânia Pereira da Silva, assistente administrativa de saúde de Cacimbas.

Em Cacimbas mais de mil alunos devem fazer parte dessa campanha que faz parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do MS. Na Paraíba a campanha é coordenada pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O objetivo dessa ação, da qual participam 20 municípios paraibanos, escolhidos por critérios populacional e de desenvolvimento humano, é reduzir a carga de geohelmintos (parasitas intestinais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia), e identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método espelho”, mapeamento de lesões e referenciar os casos à rede básica de saúde para confirmação, diagnóstico e tratamento.

A meta do MS é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 70% dos escolares (população alvo); tratar 90% das crianças e jovens com idades entre 5 e 14 anos para geohelmintíases e realizar, no mínimo,  80% do  tratamento dos casos positivos, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Hanseníase – É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Geohelmintíases – Grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides, Trichuristrichiuria e pelos ancilostomídeos. Esses helmintos, transmitidos por meio do solo, podem causar a morte, porque afetam a situação de nutrição e os processos cognitivos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog