Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

STTrans recolhe para garagem da Prefeitura veículos apreendidos pela Polícia

Dineudes Possidônio

Fotos:Marcos Eugênio


Disciplinar o trânsito da Bossuet Wanderley, abrir novas vagas para o estacionamento rotativo, são alguns dos objetivos da ação desenvolvida na manhã desta quinta-feira 12 pela STTrans de Patos, ao retirar veículos apreendidos pela Polícia, que estavam a um longo período parado próximo à 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, como também outros recuperados de roubos ocorridos em outros estados nos últimos dias, totalizando doze carros.

O problema vinha se arrastando sem solução, já que, segundo o delegado regional, Cristiano Jaques, a descentralização de delegacias para o São Sebastião e Jatobá não foi concretizada porque não se conseguiu imóveis, o que permitiriam espaços para guardar os carros.

O superintendente da STTrans, Dineudes Possidônio, explicou que os veículos estavam parados em local de zona azul e por dia o governo do Estado poderia pagar até R$ 85,00. “Mas não queremos medir forças e sim resolver esse problema junto com a Delegacia. Com a retirada desses veículos para o pátio da garagem da Prefeitura, haverá mais espaços inclusive para as viaturas, que também não tinham espaço para estacionar e minimizaremos o problema nessa rua”, comentou Dineudes.

Ele também falou sobre o problema de estacionamento que ocorre em Patos e que a engenharia de tráfego está fazendo um planejamento macro pensando a cidade para daqui a 50 anos. Patos cresceu muito nos últimos na última década. Explicou que há dez anos havia dez mil veículos licenciados na cidade e hoje são 35 mil. “O acesso a um veículo, seja automóvel ou moto só aumenta o problema de estacionamento. A cidade cresceu sem planejamento, as ruas não podem ser alargados, há canteiros centrais, então temos que pensar medidas daqui pra frente que dê fluidez ao trânsito. Hoje o maior problema no centro de Patos é a falta de estacionamento e esses veículos apreendidos acabam diminuindo ainda mais esses espaços durante o dia”, comentou Dineudes.

O superintende da STTrans informou que haverá disciplinamento do trânsito na Bossuet, com o estacionamento passando para forma diagonal (45°), até para oferecer mais vagas as viaturas da Polícia, apesar deste argumentar que hoje o centro da cidade não comporta mais o funcionamento da Delegacia Regional, já que em toda ocorrência de destaque a rua tem que ser interditada, atrapalhando o tráfego. 

“Está na hora de conclamarmos ao secretário de Segurança Pública, ao governador, que pensem de forma permanente em retirar a Superintendência da Civil do centro da cidade. Não há a menor estrutura para a Polícia trabalhar, algo que acontece também com o Corpo de Bombeiros, que já era para ter um Batalhão e funciona na BR 361, em jurisdição federal, tendo que muitas vezes bloquear uma das faixas para que não batam nas viaturas. Faço um apelo para que as autoridades resolvam isso o quanto para dar respostas a essas demandas que existem no setor público”, comentou.

Sobre as ações desenvolvidas em 2011 pela STTrans Dineudes considerou-as positivas. Disse que a autarquia encontrou o ponto de equilíbrio de sua gestão, não gastando mais do que se arrecada, o resgate da credibilidade do órgão, e que tudo que foi planejado em 2011 foi executado. Citou a implementação de dois semáforos, várias intervenções de mudança de tráfego, melhorando cada vez mais o trânsito da cidade, investimento em sinalização e principalmente as campanhas persistentes de educação, algo que para ele é crucial para mudar o comportamento, oferecer maior conscientização ao condutor de veículo, do pedestre.

Nessas campanhas frisou o trabalho lúdico, pedagógico desenvolvido com as crianças para que possam sensibilizar mais seus pais para que não cometam erros como estacionamento em fila dupla, avance o sinal, não faça conversões proibidas e tudo isso vem sendo intensificada, a cada dia, nas escolas para tornar o trânsito mais seguro, disciplinado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog