Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Secretaria de Educação de Patos segue com matrículas

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Educação, está matriculando para o Ano Letivo de 2012 na Rede Municipal de Ensino. As matrículas podem ser efetuadas por pais ou responsáveis pelos estudantes menores de 18 anos, ou pelos próprios alunos, se estes tiverem mais de 18 anos. Serão disponibilizadas 11 mil vagas nas 64 escolas e 10 creches.
Os interessados devem se encaminhar diretamente à escola mais próxima da sua residência até o próximo dia 05 de fevereiro de 2012, apresentando cópias da certidão de nascimento ou carteira de identidade, do comprovante de residência e documento de transferência escolar, quando necessário. 
A matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental é garantida aos estudantes oriundos da Educação Infantil ou sem contato prévio com a sala de aula, com idade de seis anos completos ou a completar até o dia 31 de março de 2012. A correlação entre a idade do aluno e o ano no qual ingressará deve ser respeitada para todo o Fundamental. Nos anos iniciais (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano), os alunos deverão ter seis, sete, oito, nove e dez anos de idade, respectivamente. Para ingressarem nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), os educandos precisam estar na faixa etária de 11 a 14 anos. 
Em caso de distorção idade/ano, de no mínimo dois anos, o aluno poderá ser matriculado nas turmas de correção de fluxo dos Programas Se Liga e Acelera. As turmas serão definidas por avaliação diagnóstica dos estudantes, conforme orientação da Coordenação Pedagógica do município. 

Educação de Jovens e Adultos - Os jovens e adultos que não tiveram acesso à escolarização na idade própria poderão ingressar em um dos cinco módulos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mesmo aqueles que não apresentarem documentação comprobatória de escolarização anterior. 

Na rede municipal de Patos, 33 escolas foram contempladas com o Programa Mais Educação, que em 2011 inscreveu mais de 4 mil alunos. O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Airton Alves


Nenhum comentário:

Arquivo do blog