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terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Funcionários da Maternidade de Patos participam de qualificação em humanização no atendimento


 
 
Acolhimento, gestão democrática, clínica ampliada, valorização do trabalho dos trabalhadores da saúde e garantia dos direitos dos usuários. Essas cinco diretrizes centrais que regem a Política Nacional de Humanização (PNH) previstas pelo Sistema Único de Saúde estão sendo trabalhadas esta semana em Patos, Taperoá e Guarabira em capacitação oferecida pelo Governo do Estado, Instituto Fibra e o Ceag – Instituto Educacional de Ensino.

Em Patos funcionários da Maternidade Dr. Peregrino Filho iniciaram ontem (auditório da 6ª GRS) segunda-feira 17 e concluem nesta terça 18 o treinamento em Humanização e Acolhimento, que tem como facilitadora Lydia Maria Furtado. A porta de entrada da rede hospitalar é a ênfase dada por mais uma capacitação aos funcionários da Peregrino Filho. Maqueiros, recepcionistas, pessoal da enfermagem, serviço social, psicologia, nutricionistas são os alvos prioritários dessa qualificação que visa mudar rotinas de atendimento, melhorando o acesso, a qualidade do atendimento, elevar a autoestima dos funcionários e clientela, contribuindo assim para resolutividade na rede pública de saúde.

Os funcionários da Maternidade são instigados a pensar sua rotina com a clientela e com os próprios colegas. A abordagem, gentileza com quem chega debilitado ao Hospital, saber ouvir, ter empatia, reconhecer sentimentos, emoções, perceber a sintomatologia no momento da triagem para direcionar o paciente para o tipo correto de atendimento são alguns temas trabalhados com intuito de dar nova dinâmica no trato com a população.

Sobre esse processo de educação permanente implantado pela Maternidade Peregrino Filho, a coordenadora de enfermagem, Gigliola Fernandes, diz que os funcionários, em outras gestões, não tiveram essa oportunidade de estar sempre participando desse processo de qualificação, e que isso vem trazendo resultados, especialmente na melhoria do atendimento. “O próprio funcionário se sente mais valorizado ao saber que a instituição está reconhecendo o trabalho dele. Muitas práticas erradas estão sendo corrigidas a partir dessas capacitações e há consciência da importância de um dever cumprido seguindo os protocolos recomendados e da própria sensibilização no ato simples de conversar”, enfatizou.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, explicou que essa política adotada pelo Governo do Estado, com seus parceiros, é algo que está, gradativamente, permitindo à população desfrutar de um direito que lhe assegurado por lei. “Existe esse zelo na esfera estadual. Há o compromisso de avançar cada vez mais na oferta de serviços que correspondam às necessidades da sociedade”, disse Leudo Farias. 

A recepcionista da Peregrino Filho, Maria Mainise elogiou a postura de qualificação posta em prática pela Maternidade. Disse que agora está tendo a oportunidade de aprender cada vez mais, o que gera um serviço melhor para quem busca aquele hospital. 

No cronograma do Acolhimento e Humanização acontecem dinâmicas que colocam os funcionários em situações que antes passavam despercebidas, como o caso de muitos, mesmo trabalhando lado a lado sequer sabiam o nome do colega. Como abordar o usuário que chega sem que a comunicação flua positivamente, sem que haja o exercício do saber ouvir e saber questionar. Esses foram alguns tópicos também abordados. 

Além do acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência, os funcionários da Maternidade estão ampliando conhecimento na organização da estrutura e funcionamento, humanização na UTI, ventilação mecânica invasiva e protocolos de atendimento.

Em breve nova capacitação irá abordar um dos problemas que mais geram óbitos no público feminino na sala de parto, a eclampsia. Nesse aspecto haverá discussão sobre a importância de um pré-natal bem acompanhado, o que hoje não vem acontecendo como deveria na região de Patos no PSF. Outra intenção do Governo é atrair os municípios para essas capacitações, melhorar cada vez mais o nível técnicos dos profissionais que lidam diariamente com a população nas unidades de saúde em ações preventivas. 

Essa mesma capacitação que ocorre em Patos será oferecida aos funcionários do Hospital de Taperoá (quarta e quinta-feira) e aos da UPA de Guarabira, sexta e sábado desta semana.

Marcos Eugênio

   

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