Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Obras de transposição do São Francisco abandonadas



Foto:Sebastião Santos

Marcos Eugênio
 
As reclamações da população, sociedade organizada, igrejas em torno das obras da transposição do Rio São Francisco, um antigo sonho dos nordestinos, intensificam decorrentes da morosidade do governo federal na sua execução total.

É o caso do trecho próximo ao Assentamento Serra Negra, no caminho das cidades de Custódia e Betânia, em Pernambuco. Este longo trecho que compõe o lote 09 está totalmente parado. São 102 km de canal sem nenhuma movimentação. O único trabalho feito no local foi o de escavação. Nessa localidade não se vê trabalhadores, apenas bodes e jumentos, que compõem o cenário de abandono.

A obra, iniciada em 2007 e que deveria ter sido inaugurada em 2010, como previa o ex-presidente Lula, está muito longe disto acontecer. Os recursos para sua realização já cresceram 71%, atingindo a marca dos R$ 8 bi. Houve superfaturamento já foi comprovado pelo TCU.

As obras de transposição do Rio São Francisco, segundo o projeto, preveem beneficiar mais de 12 milhões de pessoas de 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O prazo para conclusão foi prorrogado por mais três anos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog