Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Galo da Madrugada: 25 trios arrastam maior bloco de carnaval do mundo

Marcos Eugênio (texto e fotos)

A chuva acabou sendo um refresco a mais para a satisfação dos foliões apaixonados pelo frevo. O Galo da Madrugada, o ponto mais alto do carnaval de Recife, fez a cidade transbordar de intensa alegria. Vinte e cinco trios elétricos, com grandes nomes da música brasileira, a exemplo da cantora Elba Ramalho, Jorge Vecilo fizeram o percurso de 12 km ao som de muito frevo, maracatu, ciranda, dentro outros ritmos regionais.

Os 33 anos do Galo da Madrugada, com o título “Galo, Frevo e Folia”, homenageou o Rei do Baião. O pbnoticias esteve mais uma vez acompanhada a festa que atrai público, não apenas do Brasil, mas de diversas nações. Rede hoteleira, comércio em geral comemoram mais um sucesso do evento de turismo cultural que abre o Carnaval pernambucano. 

Nessa homenagem a Gonzagão não faltaram sucessos de sua vida cantados pelas ruas e avenidas. Muitos políticos, a exemplo do prefeito João da Costa, do governador Eduardo Campos, artistas de televisão, pousaram para fotos com foliões, uma cena de praxe no desfile do Galo. Outros grande nomes da cultura pernambucana homenageados este ano no carnaval são o artista plástico José Cláudio da Silva (79 anos) e o cantor e compositor Alceu Valença (55 anos).

Fantasias, blocos, orquestras de frevo de um lado para outro para animar os camarotes instalados ao longo do percurso. Esse era o retrato do Galo da Madrugada, que manteve o brilho, apesar dos dois dias seguidos de chuva na capital. Finalzinho da tarde, com a passagem do último trio, os cordões de foliões continuaram, agora no sentido de volta para casa. A Polícia teve que organizar filas nas paradas de ônibus. Todos querendo chegar logo para descansar e retornar neste domingo para mais um dia de festa. 

O Carnaval Multicultural no Marco Zero e Olinda são os locais preferidos para quem busca a diversão de momo na grande Recife. A Prefeitura oferece muitos shows nos pólos culturais, possibilitando aos habitantes vivenciarem a tradição próximo de casa. Neste domingo o pbnoticias vai à Olinda, acompanhar e registrar a festa dos foliões.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog