Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de setembro de 2011

NOTA DE REPÚDIO


Os trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, em Greve desde do dia 14 de setembro por aumento real de salário e revogação da MP 532/2011 que privatiza os Correios, vem a publico informar que em Assembléia realizada nesta quinta-feira 15/09, deliberaram, por unanimidade, repudiar a declaração do apresentador da TV Correio, Fabiano Gomes, feita no seu programa dia 15/09 (quinta-feira), onde os trabalhadores de Correios em Greve foram chamados de “vagabundos”.

O sindicato da categoria já solicitou à TV Correio o direito de resposta e está ingressando com várias ações na Justiça contra esse apresentador, requerendo indenização por danos morais, pois feriu ele a honra de cerca de 1.300 trabalhadores da ECT na Paraíba.

Os trabalhadores em Correios estão em greve, com paralisação dos serviços em todos os estados do país, numa grande luta pela revogação da MP 532/2011 aprovada dia 31/08 no Congresso Nacional por Deputados e Senadores da base aliada do Governo Dilma Roussef. Esta Medida Provisória transforma os Correios e Telégrafos em sociedade anônima e permite a criação de subsidiárias privadas, além da venda e compra de ações à iniciativa privada, como também a terceirização dos serviços e demissão de milhares de trabalhadores concursados.

A ECT, mesmo com todo o aparelhamento político e com seus cargos de gestão compostos por políticos aliados ao Governo Federal, além de inúmeras denuncias de corrupção e licitações fraudulentas nos últimos anos, mantém-se como uma das Empresas publicas de maior credibilidade perante a população brasileira, tendo obtido lucro de 12 bilhões em 2010 e estimativa de lucro superior a 14 bilhões para o ano 2011, o que não justifica a necessidade de privatização desta grande Empresa de grande relevância social no país.

Entendemos que, em um regime democrático de direito, um apresentador de TV, que é formador de opinião, não tem o direito de utilizar um meio de comunicação como a TV aberta para denegrir a moral de toda uma categoria em greve, greve essa que é legitima e legal, além de amparada na Constituição Federal de 1988.

A atitude do apresentador Fabiano Gomes é desrespeitosa à sociedade e aos trabalhadores da ECT em greve, e espelha, na verdade, o seu completo desconhecimento da realidade desta categoria, fato que é lamentável, pois o que se espera de um apresentador é que, no mínimo, tenha ele conhecimento de causa antes  de abrir a boca para falar impropérios dessa natureza, sobretudo quando se trata de uma categoria como a dos carteiros.

Repudiamos veementemente a postura desse apresentador, pois defendemos uma liberdade de imprensa apoiada em jornalistas sérios que fazem suas análises com conhecimento de fatos, antes de tudo. Acreditamos que a atitude do apresentador Fabiano Gomes, chamando os trabalhadores dos Correios em greve de VAGABUNDOS, só prejudica o avanço da consciência política da população e danifica a imagem dos profissionais sérios de imprensa na Paraíba.

Por um Correio Publico Estatal e de Qualidade acessível a toda população brasileira

Nenhum comentário:

Arquivo do blog