Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SES capacita funcionários de saúde e educação da regional Patos em DST/Aids

Foto:Marcos Eugênio
Marcos Eugênio

Superar dificuldades de lidar com a DST/Aids e hepatites virais, desenvolver ações que possibilitem campanhas preventivas mais eficazes são alguns dos objetivos da capacitação de três dias concluída nesta quinta-feira 15 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde. O treinamento oferecido pela SES – Secretaria Estadual de Saúde foi destinado ao pessoal de saúde, educação, do curso de Biossegurança das FIP e jovens líderes de municípios da regional Patos. 

O trabalho de enfrentamento das DST/Aids está sendo interiorizado. Mas para que os resultados atinjam o ideal é preciso lidar melhor com o tema, e nada melhor que os profissionais de saúde, educação, alunos para fazer chegar de forma mais ampla e melhor qualidade a informação até a população, segundo a psicóloga Elisabeth Barbosa, uma das capacitadoras.

Ela explicou que é necessária uma educação preventiva e continuada. Sobre o PSE – Programa Saúde na Escola, lançado há três anos pelo governo federal, que visa reforçar a prevenção à saúde dos alunos e construir uma cultura de paz nas escolas, disse que na Paraíba a cobertura se aproxima dos 100%. 

Um dos pilares do PSE é justamente a educação permanente e capacitação de profissionais e jovens, alvos desse treinamento ocorrido nos últimos três dias na cidade de Patos, com representantes de vários municípios. “Hoje o jovem é o ponto focal nas campanhas preventivas. Isso porque ele tem grande facilidade de repassar conhecimentos adquiridos desses encontros para outros jovens”, comentou Elisabeth. 

A turma capacitada foi dividida em grupos. Cada grupo apresentou propostas que serão desenvolvidas em sua localidade. “Um dos grandes problemas vividos pelos municípios é com relação ao preconceito em torno da Aids, que está se interiorizando e é necessário lidar melhor com o tema, trabalhar mais a prevenção”, comentou Suely Cantalice, enfermeira de saúde pública e facilitadora das capacitações.  

São José de Espinharas – O município de São José de Espinharas esteve representado pela secretária de Saúde, Francisca Ilva e por Maria da Guia Sousa, da Educação. “Nossa proposta, que colocaremos em prática, é multiplicar os serviços voltados a todas as ações de saúde reprodutiva e sexual”, explicou Ilva.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog