Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aluno de Economia das FIP conquista premiação em concurso nacional


O aluno Jean Carlos Batista de Almeida recém graduado em Ciências Econômicas pelas Faculdades Integradas de Patos conquistou durante sua conclusão do curso a premiação de terceira melhor monografia na categoria autor.

Discutindo o tema “Energia eólica e meio ambiente: o caso da empresa Bons Ventos geradora de energia S.A. em Aracati-CE” Jean Carlos conquistou em nível de graduação no concurso Prêmio Brasil de Economia 2011, a colocação de terceira melhor monografia em nível nacional.

O projeto desenvolvido sob a orientação da Professora Kaliane Alves, também foi destaque durante o último dia (5), onde na ocasião recebeu um título de menção honrosa durante a realização da abertura de atividades da aula inaugural do curso de Economia da instituição. O Prêmio Brasil de Economia é um concurso realizado em nivel nacional, que envolve vários projetos acadêmicos de diferentes regiões do país, onde é realizado um processo de seleção, obedecendo a uma série de critérios.

Coopex inicia desenvolvimento de projeto pioneiro na pós-graduação das FIP 

A Coordenação de Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Patos deu inicio desde a primeira semana do mês de setembro, o desenvolvimento de seu primeiro projeto em pesquisa voltada à pós-graduação da instituição.

O projeto direcionado aos estudos da área de Fisioterapia tem como temática o Biofeedback Eletromiográfico: A relação mente e corpo e sua influência nas patologias do sistema osteomiarticular.

Segundo o Professor Orientador Elvis Costa “O objetivo é fazer com que seja feito um estudo aprofundado sob o comportamento osteomiarticular  e as alterações musculares, direcionadas há algumas patologias” destacou. A um todo, o projeto conta com a participação de quatro alunos, onde os mesmo irão desenvolver através do estudo e pesquisa, a eletromiográfia associado a outras vertentes há exemplo do uso do vídeo game x-box com o controle  kinect, onde será possível captar os movimentos de uma pessoa e em seguida analisar todas as ações. 

De acordo com aluno Felipe Longo, “será um momento de grande relevância para o âmbito acadêmico, uma vez que será tratado durante o projeto não somente o caráter de pesquisa, mas também extensivo a resultados que venham contribuir  para a área de fisioterapia” disse. 

Iniciado os estudos desde a formação na graduação, o projeto segue agora a uma linha de estudos mais detalhadas, sendo tratado como projeto pioneiro a ser desenvolvido pela Coopex-FIP.  Para o coordenador responsável pelo desenvolvimento de projetos em pesquisa e extensão das FIP Flávio Franklin “é um momento de alegria  para instituição, haja vistas, que o desenvolvimento de pesquisas fortalece uma melhor qualidade ao ensino e aprendizagem” comentou. 

Acadêmicos do curso de Educação Física das FIP realizam pesquisa sob manifestações culturais

O curso Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Patos, através das atividades do projeto vida ativa irá apresenta durante a abertura da Festa da Padroeira Nossa Senhora o Espetáculo Brasil e Japão, interpretado como parte do estudo realizado na disciplina de manifestações culturais.

Neste sentido os alunos do primeiro período do curso, irão fazer uma pesquisa sobre a manifestação cultural à cidade de Patos, entrevistando várias pessoas da sociedade, fiéis e o padre sob a importância da realização da festa, quanto o resgate para a cultura popular.

Ao fim  será produzido um relatório, onde irá constar a apresentação do o espetáculo cultural Brasil – Japão, como também os resultados atribuídos a pesquisa, em seguida sendo apresentado aos integrantes do projeto Vida Ativa.



Epitácio Germano 
Assessoria de Imprensa das Faculdades Integradas de Patos 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog