Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Noticias do Sertão

Osvaldo Medeiros
“Turismo”

             O que a Paraíba, em particular os prefeitos receberam do Ministério do Turismo esse ano para eventos em seus municípios não é brincadeira. Em todo Nordeste, salvo engano, a nossa Paraíba está em 2º lugar em recebimento de recursos do mesmo. Recursos estes, segundo se comentam, cheios de duvidas em virtude dos últimos escândalos dentro deste órgão onde vários figurões foram presos suspeitos de desvios de verbas e altas cobranças de propinas. Os escândalos vieram à tona e a Justiça, que já está na cola, promete apertar muito mais e punir todos dentro do rigor da Lei. 

            Os municípios contemplados serão, segundo uma fonte,  investigados. O MPF e a Polícia Federal foram, segundo a mesma fonte, incumbidos de fazer uma verdadeira varredura no citado Ministério como também nas prefeituras suspeitas de não terem aplicado corretamente os recursos recebidos. Se fizerem um pente fino, com certeza muita gente pode cair na malha fina. Se a coisa apertar mesmo, diz a fonte, poucos são os bombeiros para apagar tantos incêndios. De notas?

Discriminação

            Essa é a pura verdade. A cidade de Patos, sempre foi discriminada pelos governantes da esfera estadual. Dificilmente se começa uma obra e termina. Exemplo o “Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres”. Na planta, se concluído, seria um dos melhores do Nordeste. Climatizado, Cinema, Lojas, Terminal de passageiros, Restaurante, Lanchonetes, Sala Vip e muito, muito mais. Na planta, pois na prática não se concluiu nada. O máximo que fizeram foi uma simples pista de pouso praticamente hoje abandonada. Para onde foram destinados os restos dos recursos, não me perguntem, porque essa é uma resposta para os figurões de nossa política. 

            Enquanto nosso “Aeroporto” não passa de uma simples pista de pouso, a cidade de Cajazeiras acaba de inaugurar o seu com tudo que há de mais moderno. Deixando bem claro que os recursos destinados para a construção do mesmo foram totalmente aplicados. Ganha com isso a cidade de Cajazeiras que passa a ser referência no Sertão como município com melhor índice de aplicação de recursos do governo estadual e federal. Bonito para nós. E as obras inacabadas existentes em nossa Patos, os recursos foram para onde?

Em alta

            Bem Lenildo Morais (PT) mostrou-se disposto em disputar a sucessão do prefeito Nabor Wanderley, muitos colegas da mídia passaram a lhe dar tratamento vip em algumas emissoras locais. Inclusive lhe enchendo a bola como se o mesmo viesse praticamente em 1º lugar nas pesquisas de intenção de votos. Não sei, nem me interessa, se alguém está ganhando alguma coisa para tal tratamento, porém acho que não custa nada mostrar a realidade das coisas. As pesquisas de bastidores deixam bem claro que a caminhada não é tão fácil como muitos estão tentando lhe mostrar que é. Não custa nada tentar. 

Quem disse?

            Até o presente não sei ainda quem da STTRANS local autorizou os taxistas do Vale do Sabugi ocupar boa parte da Avenida Pedro Firmino e deixar quase toda parte do dia vazia o local ao lado da PBPREV que foi demarcada para eles. O mais interessante é que na área deles quem estacionar é multado, mas eles nada sofrem ocupando estacionamento dos outros. Isso tem criado sérios problemas para embarque e desembarque nos consultório e clínicas das imediações. Alguns motoristas na verdade ocupam seu espaço, mas a maioria não.

Deixa ou não?

            Em recente entrevista, o atual diretor do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro em Patos, médico Eliseu de Melo Neto, anunciou sua intenção em renunciar a direção dessa unidade de saúde no final do ano. Porém, no dia seguinte, nesse mesmo programa, houve até congestionamento de linha pedindo para que o mesmo permanecesse a frente do mesmo, o que lhe deixou grato pelo apoio. Se pensar em deixar, é preciso pensar duas vezes. 

Festa do ano

            Nesse sábado (27), a sociedade de Patos estará no Coliseu curtindo a XV Festa dos Anos 60. O evento é promovido pela Pastoral do Menor do Bairro do Santo Antônio. A Orquestra Capibaribe do Recife animará esse tradicional evento que sempre contou com a participação de todos os segmentos da sociedade. 



Já veio
 
            O médico Dinaldo Filho participou na última segunda (22), em João Pessoa, de mais um encontro da executiva do DEM. Foi como pré e de lá voltou como candidato oficial dos Democratas à sucessão municipal do atual prefeito Nabor Wanderley. Pretende, a partir de agora, preparar aos poucos sua equipe de trabalho para enfrentar seu opositor, que provavelmente será o também médico o ex-prefeito Ivânio Ramalho. 




Estacionamento

            Nos últimos tempos estacionar no centro da cidade de Patos tem sido um grande desafio. Os poucos lugares existentes da Zona Azul sempre estão ocupados e em certos momentos os motoristas sem opção são obrigados a parar em fila dupla ou em outros lugares proibidos. Até mesmo veículos da polícia Civil são estacionados de maneira inadequados em frente ao prédio da Delegacia Regional porque espaço que é bom não tem. O pior é que cada dia as coisas se complicam e ninguém apresenta uma solução definitiva.

Melhorou

            Para alguns analistas políticos de nossa Patos e região, atualmente a visão do povo de Patos em relação a administração do atual prefeito Nabor Wanderley(PMDB), melhorou muito. Seu índice de aprovação anda em alta o que lhe daria hoje se pudesse um novo mandato. Porém, já está no termino de sua segunda gestão e até o novo pleito, resta saber quem será oficialmente seu candidato e se até lá terá liderança para transferir os votos que recebeu. Até o fogo da campanha, muita água ainda vai correr por baixo da ponte e para se manter nesse índice, vai precisar de um candidato bom de voto e de uma boa campanha na área social. As oposições estão unidas, vêm com candidato de peso e vigilante 24 horas nos gastos da administração, justamente no período da campanha. Será um pleito de muitos conflitos e de muito trabalho para a Justiça Eleitoral.   

Agora na Justiça

            O vereador patoense Ivanes Lacerda, em recente contato com este colunista, disse que está há dois anos esperando da prefeitura local a prestação de contas das festividades juninas. Como não obteve até o presente nenhuma resposta, está entrando com o mesmo pedido junto ao Ministério Público. Vai vasculhar item por item em que foi empregado o repasse do Ministério do Turismo, as vendas com lucros exorbitantes dos camarotes, os patrocínios das empresas e muitas outras fontes de dinheiro geradas na indústria junina de Patos. 

Inclusive vai investigar, doa em que doer, os contratos entre prefeitura e atrações que se apresentaram no Terreiro do Forró nos últimos anos. “A prefeitura tem obrigação de repassar as prestações e procura fazer vista grossa para as coisas sérias. E como não sou palhaço, vou pedir junto ao MP para saber se vão continuar se omitindo e não querendo mostrar o que todos querem saber”, concluiu. O homem é fogo mesmo. Com fogo ou sem fogo ele quer saber de tudo. É um direito seu.

Bom para os cearenses

            Na festa de Emancipação Política de Cajazeiras, passou por lá quase toda classe política e jornalística de nosso estado. Muitos companheiros depois de bem tratados, não perderam tempo e encheram a bola da cidade. Na área universitária, mostraram que não andavam perdendo para ninguém. Enfatizando o curso de medicina e indagaram alguns alunos para falar do mesmo. Timidamente dois resolveram falar e por ironia nenhum era de Cajazeiras e sim do vizinho estado do Ceara, que atualmente ocupa 80% das vagas o referido curso. Em síntese, se 80% dos estudantes de medicina são cearenses e 20% são da Paraíba e outros estados então, para nós quais as vantagens? Porque não Campus Universitário do Ceará.     

   
 Coluna publicada no pbnoticias.com e no garimpandopalavras

Nenhum comentário:

Arquivo do blog