Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 31 de dezembro de 2011

Visita da solidariedade

 
Desterro, diz que esteve na inauguração da Rádi Espinharas
Olhares surpresos, cheios de alegria, outros nem tanto, frios, distantes, como que assistindo a uma longa sessão de final melancólico. Este foi o cenário de nossa visita de fim de ano ao Lar dos Velhinhos, no Jatobá.
São 24 internos, que bancam sua estada, recebem donativos, são visitados uma vez por mês por um médico, um dentista. Familiares também vão ao local, nem sempre com muita frequência para alguns. Nossa presença despertou ansiedade, fomos cercados e muitas conversas rolaram. Histórias vieram à tona, algumas sem nexo, é verdade devido a confusão de memória, outras interrompidas por lágrimas, e assim fomos conhecendo um pouco da rotina daqueles velhinhos, assistidos por seis pessoas na higiene, alimentação, medicamentos e carinho.
Na ocasião nova doação, do Sindicato da Construção Civil, chegou aos velhinhos, alguns curiosos foram até à cozinha acompanhar a entrega de donativos, por nos registrada, até para outras pessoas instituições, empresas, tenham o mesmo gesto, não com intenção de se exibir, mas de partilhar carinho, atenção para aquele grupo de pessoas carentes de afeto.
 Esta foi a décima segunda entrega de cestas básicas arrecadas pelo Sindicato. As comunidades Sete Casas, Bivar Olinto, Alto da Tubiba, Bairro da Vitória Vila Cavalcanti, Matadouro, Placas, Mutirão, Monte Castelo, Morro, Santa Clara e Rua do Meio, além do Lar dos Velhinhos tiveram famílias carentes contempladas com donativos.
No Lar dos Velhinhos uma história interessante foi a de Desterro Lopes, 85 anos, que não aceita ser chamada de senhora, uma vaidade que vem do tempo em que cantava na Rádio Espinharas, nos finais de semana. Lembrou da inauguração da emissora, contou fatos e citou nomes de amigos da época de ouro da Rádio. Chegou a dar uma palhinha, cantando uma música romântica. Dentre os nomes por ela citados os de Arnaldo Diniz, Biva de Mário e Luiz Oliveira, este, segundo ela, grande admirador de Orlando Silva, um dos grandes nomes da música brasileira.
A todos os internos, do Lar dos Velhinhos, dentre eles Josefa Diniz, Nazinha, 86 anos, Maria da Conceição, Desterro, que não saíram de nosso pé distribuindo simpatias, fica nossos desejos de muita saúde, paz e um ano novo de felicidades.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog