Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Servidores da Saúde de Patos querem pagamento de insalubridade

Os servidores públicos municipais de Patos, lotados na Secretaria de Saúde, exigem o pagamento imediato de insalubridade, redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, como também aumento salarial.

O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, destacou que a categoria em conjunto com a entidade está bancando a inspeção do médico do trabalho nos ambientes que os mesmos estão trabalhando, para verificar o grau de insalubridade de 10%, 20% ou 40% que esses trabalhadores têm direito.

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliares de serviços, odontólogos, médicos e demais profissionais que trabalham nas unidades de saúde, têm direito a receberem a insalubridade, mas para isso precisam que seja feito essa inspeção.

Gonçalves se diz preocupado, pois médicos e odontólogos fizeram um laudo e a Secretaria de Saúde ainda não enviou o projeto de lei para a Câmara de Vereadores, assegurando esse direito, e espera que não aconteça a mesma coisa com os demais servidores que têm direito à insalubridade. “Vamos trabalhar no sentido de fazer essa inspeção e mais rápido ainda que seja garantida sua implementação no contracheque de todos os profissionais da saúde”, enfatizou. 

Outra reivindicação da categoria passa pela incorporação da produtividade na cabeça do contracheque para que o funcionário não tenha prejuízos quando estiver afastado do trabalho, especialmente as mulheres, que gozam da licença-maternidade, e todos os servidores quando gozam férias.

Outra reclamação da categoria diz respeito ao pagamento irregular do 13º salário, que foi pago em cima apenas do primeiro valor do contracheque, não contemplando todos os vencimentos. “Vamos tentar resolver no diálogo, mas caso contrário, teremos que buscar isso na justiça”, disse Gonçalves.

Os servidores da saúde têm reunião marcada para a primeira quinzena de fevereiro de 2012, quando pretendem fechar a proposta do plano de cargos, carreira e salários e ver garantido o pagamento de insalubridade imediatamente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog