Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

São José de Espinharas realiza capacitação para prevenção ao uso de drogas

Marcos Eugênio

Matriciamento e saúde mental voltado a enfrentamento ao álcool e outras drogas. Esta é a capacitação que a Secretaria Municipal de Saúde de São José de Espinharas está oferecendo nesta sexta-feira e sábado, 18 e 19 para um público de diversos segmentos, como justiça, educação, saúde, igrejas, conselhos municipais, assistência social, associações comunitárias, de assentamentos. Todos juntos para discutir o enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas. 

O evento ocorrerá na sede do Peti. Segundo a secretária municipal de Saúde, Francisca Ilva Lacerda, trata-se do primeiro momento dessa capacitação, que discutirá o olhar de como buscar, identificar o usuário, fazer o acolhimento através dos serviços disponibilizados pelo município. Numa outra etapa, 25 e 26 deste mês, será a vez de treinamento com profissionais de saúde, que vão abordar vulnerabilidades (gênero e violência), drogas psicotrópicas, DST, Aids e saúde mental, sempre associados à prevenção do  uso de drogas. Será o momento de fazer o acolhimento dos usuários aos serviços de saúde pública.

Com uma população de 4.760 habitantes (IBGE 2010) São José de Espinharas, que não foge à regra dos demais municípios brasileiros, também enfrenta problemas com as drogas, com destaque para o álcool e o crack, que toma proporções bastante preocupantes. Para os próximos meses a Secretaria de Saúde em parceria com a Educação e Assistência Social vão trabalhar essa problemática com a comunidade visando a prevenção e prestando acompanhando os usuários através da rede pública de saúde.

Neste evento dessa semana haverá aplicação de questionário com jovens das escolas, quando se buscará traçar o perfil, o grau de conhecimento em torno do tema trabalhado. Na cadeia de ações a serem desenvolvidas a partir desse encontro, haverá o trabalho direto com a família, que receberá orientações diversas, apoio psicossocial.

Para Ilva Lacerda, esse processo de capacitação será importante, importante abertura para que o município possa ser agraciado com o NASF 3 - Núcleos de Apoio à Saúde da Família – que  prioriza a atenção integral para usuários de crack, álcool e outras drogas, um serviço de atenção básica de suma importância no enfrentamento às drogas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog