Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PEC 033: Sindjor-PB visita as principais redações da capital para mobilizar a categoria

Na manhã desta segunda-feira, dia 14, diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba visitaram os principais sistemas de comunicação da capital paraibana para pedir o apoio e a adesão da categoria na luta em favor da PEC 033, que dispõe sobre a exigência do diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, para o exercício da profissão e que deve ser votada nesta quarta-feira, dia 16, no Senado Federal.

A comissão formada pelo presidente da entidade sindical, Rafael Freire, pelo secretário-geral, Land Seixas, e também pelos diretores Clodoaldo Gomes, Josinaldo Freitas e Juliana Bandeira, esteve nas dependências do Sistema Correio, da TV Tambaú, TV Arapuan e da Rede Paraíba de Comunicação, solicitando a colaboração e o empenho dos jornalistas para pressionar os senadores paraibanos Cássio Cunha Lima, (PSDB), Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) a demonstrarem apoio à chamada PEC do Diploma.

Nas declarações, os líderes sindicais deixaram clara a necessidade da união da categoria para a aprovação da emenda. “Não por acaso a votação foi deixada para um dia pós-feriado. A possibilidade de termos um esvaziamento do plenário é grande, e por isso temos que pressionar mesmo os senadores que já sinalizaram apoio à causa como Cícero Lucena e Vital do Rêgo, para que não deixem de comparecer à sessão desta quarta-feira”, explicou o presidente do Sindjor-PB, Rafael Freire.

O secretário-geral da entidade, Land Seixas, lembrou ainda que o recém-empossado senador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, é o único da bancada paraibana no Senado que ainda não se posicionou em relação à PEC. “Neste final de semana, o senador Cássio divulgou a criação do email opinepec033@gmail.com para que os próprios profissionais e a sociedade em geral pudessem expor seus argumentos em defesa do diploma como exigência para o exercício do jornalismo. Se ele ainda não se decidiu, precisamos mostrar o óbvio a ele”, e completou: “Precisamos encher esta caixa de emails com as inúmeras razões existentes para a aprovação da emenda constitucional e a consequente correção de um dos maiores erros cometidos pelo STF nos últimos anos, contra a sociedade e contra os trabalhadores”.

Durante a visita em cada redação, a comissão do Sindjor-PB disponibilizou a lista de contatos dos senadores em exercício e ainda lembrou aos colegas jornalistas sobre o poder de comunicação das redes sociais. “Na Paraíba, temos a vantagem de termos parlamentares bastante atuantes em redes como o Twitter e o Facebook, por exemplo. São canais de comunicação diretos, nos quais as declarações dos senadores ficam expostas e podem ser cobradas publicamente”, disse Juliana Bandeira.  

Pensando na mobilização também pelas redes sociais, o Sindjor-PB vem disponibilizando em seus perfis no twitter (@sindjornalistas) e no Facebook (SindJornalistas PB) panfletos virtuais e imagens da campanha pelo diploma. “Todos os cidadãos que quiserem aderir à campanha e demonstrar publicamente seu apoio podem fazer uso deste material acessando nossos perfis. Toda ajuda é muito bem-vinda”, completou o presidente da entidade sindical.

Há vinte anos na luta sindical, Land Seixas disse ter ficado muito satisfeito com o apoio da categoria à causa. “Visitando as redações, pudemos perceber a disposição de todos os companheiros para vencer esta batalha. É preciso compreender que somente com união, teremos uma categoria forte”.

A comissão do Sindjor-PB ainda visitou as redações das secretarias de comunicação do Estado e do município de João Pessoa, onde foi igualmente bem recebida pelos colegas jornalistas.


Juliana Bandeira
SindJor-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog