Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Emas é o primeiro município da sub-área Patos a concluir Censo 2010



Marcos Eugênio

O município de Emas foi o primeiro da sub-área Patos a concluir o levantamento censitário 2010. O IBGE trabalhava com estimativa de 3.374 habitantes, mas os números fecharam em 3.317. Esses dados, ainda não oficias, apontam que houve um aumento da população, que em 2007 era de 3.256 pessoas. A pesquisa de campo no município de Emas, município de 240,90 km2 de área, localizado no Vale do Piancó, foi concluída quinta-feira da semana passada. 

Histórico
Em 1810, procedentes de Pombal, chegaram à região onde está situado o município de Emas, as famílias de Nicolau Lopez Cesar Loureiro e Antônio Lopes da Silva, que organizaram as fazendas Angico e Saudade, explorando a agropecuária. Com a prosperidade destas fazendas, outras famílias foram chegando e estabeleceram novas fazendas para o cultivo do algodão.
Em 1914, o Sr. Manoel Pereira Filho instalou uma máquina a vapor, para beneficiamento de algodão, gerando muitos empregos e contribuindo ainda mais para a vinda de novos moradores.
O povoado foi crescendo e se desenvolvendo. Em 1934, em terreno doado pela Sra. Maria Joaquina da Conceição, foi construída uma Capela em homenagem a Santa Terezinha, hoje Padroeira do Município.
Em decorrência da grande produção de algodão na região, a Firma Araújo Rique e Cia; instalou em Emas uma usina de beneficiamento de algodão que muito contribui para o desenvolvimento da economia do município.
Gentílico: emense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Emas, pela lei estadual nº 2658, de 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Serra da Raiz.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog