A instalação de parques de diversão fechando a Rua Bossuet Wanderley, no trecho do Paizão ao cruzamento desta com a Floriano Peixoto, centro de Patos, foi alvo de muitas reclamações no dia de hoje pela Polícia Civil, que acionou inclusive o Ministério Público para tentar impedir que isso acontecesse. Com a aprovação de uma lei municipal que permite à Igreja Nossa Senhora da Guia usar várias ruas ao seu redor para a celebração da Festa de Setembro, a Bossuet este ano foi fechada, o que não agradou muito à 5ª Superintendência de Polícia Civil, que alega que haverá muito constrangimento das pesssoas detidas, bem como para as famílias que estiverem usando os parques.
O superintende da Civil, Marcos Vasconcelos, explicou que não haverá como as viaturas chegarem até à Delegacia, conseqüentemente os policiais terão que caminhar no meio do povo com os detidos, muitas vezes algemados, bêbados, outros apenas para averiguação. Na manhã de hoje a promotora Jamille Lemos Cavalcante recebeu em seu gabinete representantes da Igreja (Pe. Espedito Caetano), o superintendente da Polícia Civil, Marcos Vasconcelos, delegado Manoel Martins e da Prefeitura de Patos. A reunião tinha como propósito se buscar uma saída para esse impasse. A Igreja alegou que o planejamento da festa fora feito há bastante tempo e não havia como modificá-lo. Vasconcelos reclamou que a Segurança Pública não foi ouvida nesse planejamento.
"Uma lei municipal não pode ter maior valor que a Constituição Federal, que prevê obrigação do Poder Público garantir a segurança da sociedade, e o nosso trabalho será bastante prejudicado nesse sentido", enfatizou ao garimpandopalavras o superintendente da Civil.
A Igreja de Nossa Senhora da Guia usará toda sua lateral para o pavilhão central. Ano passado esse espaço havia sido ocupado pelos parques. Outro segmento que está reclamando da instalação dos parques na Bossuet é de médicos, que alega que os pacientes não terão acesso fácil às clínicas, porque a rua estará interditada para passagem de veículos.
A Festa de Setembro, ou de Nossa Senhora da Guia, será aberta neste domingo, com uma carreata saindo da Igreja de São Pedro, Jatobá, percorrendo todas as paróquias e finalizando na Catedral, onde acontecerá bênção dos veículos, hasteamento da bandeira e missa, com o diácono Jorge Luis Costa. A festa terá encerramento próximo dia 24, com a tradicional procissão e missa presidida pelo bispo D. Manoel dos Reis de Farias.
foto:garimpandopalavras
Nenhum comentário:
Postar um comentário