O São João de Patos, que vem se solidificando cada vez mais no turismo de eventos do País, é repleto de particularidades em sua programação, infra-estrutura, o que, de certa forma, o diferencia dos demais. Uma dessas particularidades tem sido a oportunidade que a Prefeitura Municipal tem oferecido aos talentos musicais se apresentarem no mesmo palco em que passam as atrações consideradas de peso. Um exemplo disso foi a apresentação de Elvandro e Banda Suave Veneno, que cantou clássicos do autêntico forró, fazendo com que o público dançasse e cantasse durante todo o show. A alegria contagiou o Terreiro do Forró, palco aonde do evento.
Elvandro, que aprendeu a tocar acordeom com seu pai, o instrumentista Pedro Souto de Oliveira (Pereirinha), fez sua primeira apresentação aos oito anos de idade, em cima de um tamborete, a pedido de familiares e amigos. Com aproximadamente 14 anos entrou para a Orquestra de Patos e aos 16 montou seu trio forró pé-de-serra. Nos anos 80 fundou a Banda Stillus, que pouco tempo depois passou a ser chamada Suave Veneno, nome mantido até hoje. Suave Veneno, grupo que chega à quarta geração, desde o ponta-pé dado por Pereirinha, é composta em sua maioria pelos filhos de Elvandro, quatro, além de netos deste, que estão se iniciando na música.
Outros nomes de Patos que brilham no evento junino mais seguro do Brasil, chamam a atenção pela qualidade e performance dos músicos, sem contar o repertório, em sua grande parte perpetuando o forró das antigas, tipo Gonzagão, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marines, Os Três do Nordeste, Trio Nordestino, dentre outros. Lúcia do Acordeon, Aécio e Banda, Matéia do Forró, Zé Nilton, Gâ Maria, são outros importantes talentos da Morada do Sol que dão de muito de si para fazer bonito e representar bem a cidade para os milhares de turistas que continuam a chegar a Patos.
Apesar do forró estilizado ser hoje a coqueluche do público jovem, o som mais freqüente no mês de junho na cidade de Patos tem sido o do triângulo, sanfona e zabumba. O comércio, para atrair maior clientela, contrata trios de forró pé-de-serra, que anunciam a chega do São João. Os turistas, que montam acampamento na cidade para festejar o São João, sempre querem curtir ao máximo sua estada e também pagam aos trios, que se apresentam nas casas (hospedagem alternativa), o que ajuda bastante na renda desses músicos, geralmente pessoas bastante simples.
Vigilância faz alerta – A Vigilância Sanitária Municipal tem tido importante papel na cidade de Patos, em especial nesse período junino, quando realiza cursos para os comerciantes ambulantes, barraqueiros, manipuladores de alimentos e bebidas, sem contar da fiscalização que faz em todo o comércio e durante os dias do São João, para garantir que os consumidores venham a sofrer algum problema de saúde em conseqüência do consumo de alimentos estragados. Equipes percorrem todos os pontos de vendas, verificando como os alimentos estão sendo preparados, expostos e manipulados pelos comerciantes. O trabalho vai além disso. Os profissionais de saúde conversam, orientam e distribuem o Guia de bolso para uma vida mais saudável. O pequeno livro, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, fala sobre o papel da VS; do inspetor sanitário; traz muitas dicas alimentares; de higiene; intoxicação alimentar; os cuidados na hora de se alimentar; como identificar produtos impróprios para consumo.
A programação do São João de Patos 2008 de ontem, que foi até as quatro da manhã de hoje, teve apresentação de Gê Maria, Cowboys Fora da Lei, Felipão, Virtuais do Forró e Balanço Nacional. Hoje (quarta-feira) teremos shows com Matéia do Forró, Mastruz com Leite, Saia Rodada, Telengo Tengo e Mexe Vile. Quinta-feira é dia da banda patoense Flor da Pele, Forró na Tora, Bruno e Marrone e Caviar com Rapadura. Sexta (27) apresentações de Calcinha Rasgada, Zé Nilton, Genival Lacerda, Aviões do Forró e Forró Pegado. No último dia do evento junino de Patos haverá apresentação de Los Pandas, Forró do Mela Pinto, Capital do Sol, Banda Styllus e Cavalo de Paulo. Lembrando que mais uma vez a Prefeitura realiza a Drilha, com trio elétrico e banda Asas da América arrastando os forrozeiros da Praça Edivaldo Mota ao Terreiro do Forró, a partir das 17h.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário