Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Vigilâncias sanitárias da macrorregional Patos recebem informações sobre atuação no combate ao Aedes





Aconteceu na manhã desta terça-feira 23 no auditório da 6ª Gerência de Saúde, em Patos, encontro com coordenadores de vigilâncias sanitárias da macrorregional (Patos, Princesa Isabel e Piancó), evento que teve como facilitadores Sérgio de Vasconcelos Brindeiro, gerente técnico de Medicamentos e Produtos e Djanira Lucena, diretora de Medicamentos e Alimentos da Agevisa, além de Eugênio Pacceli, da Vigilância Ambiental e Elza Barbalho, gerente da Agevisa Patos.

O objetivo do evento, inserido no Plano Estadual de Combate ao Aedes, foi repassar informações sobre o controle do mosquito Aedes aegypti e quais as normas técnicas que a Vigilância Sanitária pode usar nessa “guerra”. Esse trabalho que vem sendo posto em prática pelo Governo do Estado através da Agesiva, está na sua fase inicial. Nessa palestra os municípios ficam a par da legislação, competência, limite de atuação. Sérgio explica que há dúvidas sobre o trabalho, a atuação que a Visa tem em torno do Aedes.

“A gente mostra que eles também são competentes e têm poder de atuar e autuar estabelecimentos que por acaso tenham criadouros do Aedes. Se fala muito em Vigilância Ambiental, mas quem tem o poder de polícia administrativa é a Vigilância Sanitária”, diz o gerente de Medicamentos.

Na prática dos vigilantes sanitários, estes vão verificar durante as inspeções se os estabelecimentos possuem locais preferenciais para a criação de mosquitos. Se constatarem isso, farão uma ação educativa, de conscientização, de como o cidadão deve agir para acabar com os focos e abrir uma notificação. Numa nova visita, caso o estabelecimento não tenha feito nada para acabar com os focos, será autuado e enfrentará as medidas cabíveis impostas pelo órgão sanitário.

Marcos Eugênio (Ascom)

988029016 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog