Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Hospitais e MP discutem plano de enfrentamento à microcefalia em reunião da CIRs na próxima semana




A CIRs - Comissão Intergestores Regional do Sertão, que congrega secretários municipais de saúde dos 24 municípios da regional Patos, realizou nesta terça-feira 23 a segunda reunião ordinária do ano, com extensa pauta em discussão, a exemplo do sistema E-SUS, nota técnica sobre HPV, novas portarias de notificações compulsórias, ofício circular do TCE solicitando informações sobre governança e gestão de saúde, curso técnico de prótese dentária e relatório anual de gestão 2013/2014.

Um dos assuntos mais presentes na mídia nacional na atualidade, a microcefalia, que vem preocupando não apenas o Brasil, mas o mundo, foi amplamente debatido e ao final do encontro dos secretários, aprovado encaminhamento para que na próxima terça-feira, dia 01 de março, aconteça no auditório da 6ª Gerência, reunião extraordinária. Para essa ocasião serão convidados Maternidade Peregrino Filho, Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público.

Segundo o presidente da CIRs, João Paulo, essa reunião será importante fonte de informação aos municípios para que saibam dos procedimentos que estão sendo adotados pela 6ª Região de Saúde de Patos em relação ao enfrentamento à microcefalia. Ele também destacou o caos vivido pelos municípios com as notificações de dengue, chikungunya, zica vírus, virose da mosca, a relação do Aedes com a microcefalia, onde a população vem buscando tratamento de forma bastante intensa na rede hospitalar, nas unidades básicas de saúde.

Ele explica que o trabalho de conscientização, de combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser constante, não somente pelas equipes de saúde, mas especialmente com a participação da população na eliminação dos criadouros, enfim, usando todas as armas necessárias para evitar a proliferação do mosquito.


Marcos Eugênio - Ascom - 988029016

Nenhum comentário:

Arquivo do blog