Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Secretários de saúde discutem PGASS



O Planejamento Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS) foi um dos vários temas discutidos ontem, quinta-feira 14, durante a primeira reunião ordinária da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, no auditório da 6ª Gerência de Saúde, em Patos.

O PGASS, que está sendo construído, chega para substituir a PPI – Programação Pactuada Integrada, identificando as reais necessidades da população, os serviços prioritários dos usuários do SUS. Para isso os municípios estão catalogando toda sua estrutura, elaborando um diagnóstico do que pode referenciar para si e para outras localidades de sua região, como também apontando quais suas maiores deficiências e necessidades dos habitantes.

Oferecer acesso a serviços de qualidade, com igualdade, em tempo hábil, seja na atenção básica, na rede de serviços especializados, é uma das diretrizes desse planejamento que vem ocorrendo no Brasil, sendo a Paraíba um dos Estados pioneiros nessa transição de modelo que visa dar celeridade e qualidade aos serviços de saúde pública.

 O planejamento prevê ações direcionadas de forma consistente para atender as necessidades da saúde do homem, mulher, criança, idoso, enfim de toda a comunidade. Na 6ª Regional de Saúde há necessidade de construção de mais 34 unidades básicas de saúde; implantação de 13 equipes do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família; Garantia de 90% do exame de mamografia em mulheres de 50 a 69 em todos os municípios da 6ª região; Promoção em média de 70 % de atenção integral às mulheres em situação de violência doméstica e sexual; implantar a Política Nacional da Atenção Integral do Homem (PANAISH) em 100% dos municípios da 6ª região de saúde, dentre inúmeras outras ações que estão sendo delineadas pelos municípios.

José Leudo destacou avanços com o PGASS
“O que está em discussão, sendo planejado, construído por todos os municípios é a melhoria da qualidade dos serviços à sociedade e isso acontece se consolidarmos, de maneira integral, todas as redes regionalizadas de saúde, identificando nossas necessidades, aproveitando potencialidades, serviços que a regional consegue oferecer”, comentou José Leudo, gerente regional de saúde. Davi Nunes, apoiador institucional da 6ª Gerência, também destacou a importância do PGASS, enfatizando que o processo é longo e que há muito trabalho pela frente.

O PGASS também tem como metas a qualificação dos profissionais, gestores de saúde. Na reunião desta quinta três cursos já forma anunciados, oferecidos pelo CIES – Centro de Integração de Educação e Saúde, num total de 350 vagas, nas áreas de urgência e emergência, materno-infantil e psico-social.                                                                         


Gerência de Saúde pede maior comprometimento dos municípios no combate ao Aedes

Marivalda Xavier, coordenadora regional de Epidemiologia, apresentou estatísticas sobre microcefalia
  
Técnicos de epidemiologia e da Vigilância Ambiental da 6ª Gerência Regional de Saúde estiveram reunidos na última quarta-feira 13 com coordenadores de epidemiologia de toda a regional Patos para discutir ações de combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o foco da Campanha Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, onde na Paraíba, até o dia 9 deste mês, já haviam sido notificados 569 casos suspeitos da doença relacionados ao vírus zika, que tem como hospedeiro o Aedes, o mesmo que transmite dengue e a febre chikungunya, distribuídos por 104 municípios.
 
Na reunião muitas cobranças foram feitas aos municípios par que se empenhem mais com ações concretas junto às comunidades.  O Ministério da Saúde possui uma meta para a Paraíba, para que visite até 31 deste mês os cerca de 830 mil domicílios urbanos, levando orientação e eliminando os focos do mosquito. Até o presente já houve visitas a aproximadamente a 75 mil domicílios. Soldados do Corpo de Bombeiros, que receberam devido treinamento recentemente, também fazem parte dessas ações. Nesta sexta-feira 15 esses soldados receberam em Patos seu material de trabalho de campo, entregue pela Vigilância Ambiental.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog