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segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Funcionários de hospitais de Patos recebem treinamento em humanização e gestão em saúde


Kalline Araújo



Liliane Sena


Numa promoção do Governo do Estado, através da 6ª Gerência Regional de Saúde, funcionários dos hospitais Infantil Noaldo Leite e Regional de Patos Dr. Janduhy Carneiro, participaram de um treinamento, dividido em dois momentos: Humanização: “Um olhar cuidadoso para o cuidador” e “Gestão e Liderança”, tendo como facilitadora a coaching e mestranda em Saúde da Mulher, Kalline Araújo, do Rio de Janeiro.

O evento aconteceu no auditório do Samu, parceiro, com o curso sendo oferecido a duas turmas, sendo a primeira na última sexta-feira 25, e hoje à segunda. O treinamento teve como objetivo principal oferecer um acolhimento melhor dentro da gestão hospitalar, não apenas ao paciente, mas ao acompanhamento. Para isso a necessidade de manter o processo de educação permanente, atualizando conhecimentos dos funcionários. Nesse caso a capacitação foi oferecida aos maqueiros, pessoal do apoio, recepção  

“O tratamento em si começa pelo acolhimento, ao paciente e a seus familiares. Temos que aprender acolher bem. Ninguém procura os serviços de saúde no momento de alegria e sim de grandes dificuldades. O grande propósito desse encontro é fazer com que as pessoas retomem messe sentimento de humanização, de generosidade para acolher melhor nossos pacientes e com isso fazer a diferença de trabalho dentro do hospital”, explica Kalline.

Ela elaborou esse curso depois de sentir na pele o descaso do atendimento enquanto enfrentava problemas com o câncer, por colegas da saúde. Diz que imaginava que, por trabalhar numa profissão tão nobre, da saúde, onde é preciso se ter um olhar caridoso, acolhedor, as pessoas fossem tratá-la um pouco melhor. “A gente deixou de oferecer um atendimento humanizado em detrimento de um robotizado, frio, em que não há interesse pela dor do próximo”, essa situação a encorajou a desenvolver esse curso,

A valorização das descobertas emocionais, melhora da autoestima e das relações interpessoais, desenvolvimento de liderança na gestão foram amplamente alimentados nas abordagens das qualidades, dos pontos fortes, fracos, dos fatores motivacionais, autoavaliação da comunicação com o público, fizeram parte desse qualificação aos funcionários dos hospitais.

A gerente regional de Saúde, Liliane Sena, falou sobre essa proposta de educação continuada, dando ênfase à importância que representa o bom acolhimento a quem precisa dos serviços hospitalares. “É crucial ao paciente, seu acompanhante receber atenção, acolhida humanizada, com os funcionários demonstrando carinho, preocupação. Isso é algo que ajuda bastante, reduz estresse e contribui para tornar os serviços mais eficazes”, comentou.


Marcos Eugênio (6ª GRS)

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