Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Aedes: Instituições se mobilizam para conscientizar população





O Dia Nacional de Combate ao Aedes foi celebrado, nesta sexta-feira 02 de dezembro, de forma bastante efetiva por diversas instituições da cidade de Patos. Organizado pela 6ª Gerência Regional de Saúde, o evento reuniu Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Funasa, Cagepa, Corpo de Bombeiros, Agevisa, Gerência Regional de Educação, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, III BPM, STTrans e alunos da rede estadual de ensino.

Houve um momento no auditório da 6ª Gerência de Saúde, onde a gerente Liliane Sena falou da necessidade de engajamento de todos os profissionais da saúde, bem como de toda a sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Cada cidadão tem que ter a responsabilidade de fazer sua parte, como também nós ligados à saúde, o compromisso de desempenhar bem nossas funções perante a sociedade, com ações preventivas”, comentou Liliane.

Em seguida houve apresentação de slides mostrando a situação do índice de Infestação Predial dos 24 municípios da jurisdição Patos, apontado pelo recente LIA/LIRA, levantamento amostral, feito pela Vigilância Ambiental.

Eugênio Pacceli, da Vigilância Ambiental da 6ª GRS, falou sobre os fatores que mais preocupam para 2017, quando se fala em dengue, Chikungunya e Zika. Questões como inverno irregular, intermitência (intervalo) no abastecimento de água, saneamento básico praticamente inexistente na região, armazenamento improvisado de água pela população, são motivos de extrema preocupação dos órgãos de saúde pública. “Na região Nordeste do Brasil, mais de 75% dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti surgem devido ao armazenamento de água inadequado”, lembra Eugênio.

Algumas medidas, de combate ao mosquito, foram apontadas para curto e médio prazo. Dentre elas estão: centrar o foco da ação na eliminação do criadouro; priorizar investimentos em melhoria da gestão dos serviços de saneamento, com foco na redução do racionamento de água e abastecimento; redirecionar as manobras na rede para as áreas mais vulneráveis, por equidade; reorientação dos serviços de limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos para áreas mais vulneráveis; realização de mutirões emergenciais de limpeza urbana: resíduos sólidos e drenagem e articular as ações dos órgãos de saúde: Equipe Saúde da Família, Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental.

Após essa breve reunião na sede da Gerência de Saúde, todos saíram em caminhada portando cartazes e conclamando a população, através de carro de som, a unir forças contra o Aedes. A passeata seguiu até a Praça Getúlio Vargas, onde a campanha teve continuidade, com falas alertando sobre os perigos da presença do mosquito, que precisa ser combatido por todos.

As manifestações do Dia Nacional de Combate ao Aedes aconteceram por toda a regional Patos. Cada município recebeu, através da Gerência de Saúde, material informativo e foi às ruas trabalhar a educação, a conscientização dos habitantes.

Marcos Eugênio (GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog